Durante esta semana, São João do Ivaí recebeu a Carreta da Inovação, projeto do Governo do Paraná que leva conhecimento em robótica, inteligência artificial e transformação digital para diversas regiões do estado. A unidade móvel ficou estacionada na Praça da Bíblia e atraiu dezenas de moradores, principalmente estudantes da rede municipal e estadual de ensino.
A visita contou com a presença do secretário de Estado da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, que destacou o papel do governo para descentralizar o acesso à tecnologia. “É muito fácil falar de inovação em grandes centros como Curitiba, Londrina e Maringá, mas o verdadeiro desafio é fazer com que ela aconteça em todas as cidades. Aqui em São João, vemos um trabalho inspirador com a Associação Dar a Mão e uma equipe engajada liderada por um prefeito inovador. Com os investimentos do governo, vamos construir uma trilha de conhecimento, começando nas escolas, passando por legislações municipais e culminando na criação de um Centro de Inovação para transformar o município em referência estadual e nacional”, afirmou.
O prefeito Fábio Hidek Miura celebrou a presença da carreta e os investimentos anunciados. “Esse projeto vem de encontro aos nossos anseios. Já sugerimos até a criação de um núcleo regional de inovação, inspirado em exemplos de Minas Gerais. A inteligência artificial é uma realidade e precisamos preparar nossos jovens para o futuro. São João do Ivaí está pronto para dar esse passo”, declarou.
A vice-prefeita Olivia Froes também comentou sobre a importância de aproximar a tecnologia da população. “É um momento gratificante para a nossa gestão. A carreta trouxe conhecimento, inovação e robótica para nossas crianças e jovens. Precisamos acompanhar a evolução e aproveitar todas as ferramentas oferecidas pelo Estado”, destacou.
Já o secretário municipal de Educação, Cássio Ribas, que é professor de robótica, ressaltou a sinergia com os programas estaduais. “O Paraná já investe fortemente em robótica, impressão 3D e programação nas escolas estaduais. Nós queremos trazer isso também para a rede municipal. É hora de acelerar e fazer a diferença”.
O vereador Tiago Henrique lembrou que tem atuado ativamente para trazer mais inovação às escolas. “Fui um dos autores da solicitação que garantiu kits de robótica para colégios do município. Fico muito feliz de ver esse projeto chegando aqui, porque sabemos que inovação é o presente e o futuro”, pontuou.
Durante a visita, a professora e fundadora da Associação Dar a Mão, Giane Poteriko, apresentou o trabalho da instituição ao secretário estadual, que se comprometeu a buscar recursos para ampliar as atividades da entidade. A associação é referência nacional na produção de próteses 3D para crianças, adolescentes e adultos com má-formações.
Canziani propôs inclusive um desafio: imprimir uma prótese utilizando a impressora da Carreta da Inovação e comparar o tempo de produção com o equipamento atual da associação. “Isso mostra o potencial de transformação que a tecnologia oferece. A inovação muda vidas, e é isso que queremos para São João do Ivaí”, concluiu o secretário.