Bom Sucesso promoveu no dia 13 de junho de 2025 a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, reunindo dezenas de participantes na Casa da Cultura Professora Maura Dias Gonçalves. Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o evento se consolidou como um marco na construção de políticas públicas voltadas à valorização e ao cuidado com a população idosa.
A abertura oficial foi conduzida pela prefeita Rosana Ferreira Lopes, que ressaltou o compromisso da gestão em garantir um envelhecimento digno, ativo e com participação social.“Trabalhar por um envelhecimento com respeito, oportunidades e dignidade é dever de todos nós. Precisamos ouvir, valorizar e integrar cada vez mais nossos idosos nas decisões e ações do município”, afirmou a prefeita.
Também compuseram a mesa de abertura a secretária municipal de Assistência Social, Farailde Campos, e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Walysson Matheus Pereira da Silva, que foi eleito delegado representante de Bom Sucesso para a etapa estadual da conferência.
Durante o encontro, cinco eixos temáticos foram debatidos em grupos de trabalho: financiamento das políticas públicas; proteção à vida e ao cuidado integral; enfrentamento à violência e ao abandono; participação social e protagonismo; e fortalecimento dos conselhos de direitos da pessoa idosa. As discussões geraram propostas que serão encaminhadas às próximas etapas estadual e nacional, com o objetivo de fortalecer a atuação das políticas públicas voltadas ao envelhecimento.
Os debates destacaram a urgência de ampliar o acesso a serviços, garantir os direitos já estabelecidos por lei e incentivar o protagonismo da população idosa nas decisões que afetam suas vidas.