Nos dias 17 e 18 de junho, o município de São João do Ivaí promoveu a etapa municipal da 15ª Conferência Nacional de Assistência Social, evento que ocorre simultaneamente em todo o Brasil. A iniciativa tem como objetivo avaliar os avanços, identificar os desafios e propor diretrizes para o aprimoramento da política pública de assistência social em nível municipal, estadual e federal.
Com o tema “20 anos do SUAS – Construção, Proteção Social e Resistência”, a conferência reuniu profissionais da rede socioassistencial, representantes da sociedade civil, usuários e autoridades locais. Durante a programação, foram debatidas e eleitas 10 propostas municipais, 5 estaduais e 5 federais, que agora seguem para a etapa estadual, prevista para acontecer em Foz do Iguaçu, entre os dias 8 e 11 de julho.
A secretária municipal de Assistência Social, Suellen Pavanetti, destacou a evolução da política de assistência no município ao longo dessas duas décadas.“Nós vamos conferir tudo o que foi feito nesses 20 anos aqui em São João do Ivaí. No início, tínhamos apenas o Departamento de Assistência Social e o Lar São Lourenço. Hoje, temos CRAS, CREAS, Casa Lar e diversos serviços que fazem do município uma referência na região. Já trabalhei no CRAS como assistente social e vejo de perto como a demanda tem crescido. É uma honra fazer parte dessa história agora como secretária”, afirmou.
Suellen também ressaltou a importância da participação popular. “As conferências são um espaço democrático onde toda a sociedade pode apresentar sugestões, avaliar o que deu certo e o que precisa melhorar. E quem mais precisa dos serviços, que são os usuários, também deve participar e ajudar a construir essa política.”
O prefeito Fábio Hidek Miura reforçou o compromisso da gestão com o fortalecimento da assistência social. “O país é abundante em programas sociais, mas é nesse momento da conferência que se avalia o que está funcionando e o que pode ser aprimorado. Nós temos corrido atrás de muitos projetos, muita coisa já foi feita, mas há muito mais por vir. A participação da população é fundamental, principalmente daqueles que são atendidos pelos serviços. É nessa troca que surgem ideias importantes para o futuro”.
A etapa municipal da conferência reforça o compromisso de São João do Ivaí com a construção coletiva de políticas públicas eficazes, fortalecendo o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e garantindo os direitos da população em situação de vulnerabilidade.