Ontem (09), por volta das 15h10min, uma moradora compareceu ao Destacamento da Polícia Militar em Borrazópolis para registrar um caso de estelionato do qual foi vítima.
Ela relatou que, no dia anterior, por volta das 17h30min, recebeu uma vídeo chamada via aplicativo de mensagens na qual aparecia a imagem de uma pessoa conhecida, possivelmente gerada por inteligência artificial, vinculada a uma empresa que realiza sorteios de prêmios. Durante a ligação, solicitaram a confirmação do número de seu CPF e informaram que ela teria sido contemplada com o valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais).
Em seguida, os golpistas pediram os dados de suas contas bancárias, enquanto, segundo a vítima, espelhavam a tela de seu celular. Posteriormente, foi enviado um código de barras para ser escaneado no aplicativo do banco, e a vítima foi induzida a formatar o aparelho, perdendo o acesso ao dispositivo.
Somente ao utilizar outro telefone conseguiu verificar sua conta e constatou uma transação via PIX no valor de R$ 140,00.
A equipe policial prestou todas as orientações necessárias e confeccionou o boletim de ocorrência, que foi encaminhado à 53ª Delegacia Regional de Polícia de Faxinal para as providências cabíveis.