ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


quinta-feira, 3 de julho de 2025

São João do Ivaí confirma primeira morte por H1N1 e reforça ações de prevenção





O município de São João do Ivaí confirmou nesta semana a primeira morte causada por H1N1, tipo grave da gripe influenza. A vítima foi Maria Dolores da Silva Primo, uma senhora de 82 anos que já apresentava comorbidades e era tabagista. O diagnóstico foi confirmado por exame realizado pelo Laboratório Central do Estado (LACEN), em Curitiba.

A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde, que reforça a importância da vacinação como principal ferramenta de prevenção. A enfermeira Romi Néspolo, responsável pelo setor de epidemiologia do município, explicou que a idosa havia sido vacinada logo no início da campanha deste ano. No entanto, por conta de seu histórico de saúde, não resistiu à infecção.

“Ela tinha algumas condições clínicas que a tornavam mais vulnerável, e mesmo imunizada acabou sendo vitimada. Isso reforça que a vacina é uma forma de prevenção e não uma garantia absoluta, mas quanto mais pessoas vacinadas, maior o nível de proteção da comunidade como um todo”, destacou a enfermeira. Segundo ela, a cobertura vacinal do município está em torno de 65%, número acima da média estadual, mas ainda abaixo da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde.


A vice-prefeita e secretária de Saúde, Olívia Fróes, também lamentou o caso e afirmou que o município já está intensificando ações para evitar novas ocorrências. “É uma perda que nos entristece muito, pois temos trabalhado com afinco para evitar esse tipo de situação. Vamos reforçar as ações de imunização, inclusive com busca ativa casa a casa, levando a vacina até as pessoas, especialmente no período de férias escolares, quando as crianças estarão em casa”, declarou.

Olívia reforçou que a equipe de saúde — formada por agentes comunitários, enfermeiros e técnicos — atuará diretamente nos domicílios a partir da semana do dia 14 de julho. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal entre todos os públicos, uma vez que a vacina contra a gripe está disponível para toda a população acima de seis meses de idade.


Além do alerta sobre a influenza, a enfermeira Romi também informou sobre novidades na vacinação contra meningite, que agora está disponível gratuitamente pelo SUS. A vacina Meningo ACWY, antes exclusiva da rede particular e com alto custo, passou a integrar o calendário de vacinação pública para crianças a partir de 1 ano.


“As crianças que completarem um ano a partir de 1º de julho já terão acesso à dose na rede pública. É uma vacina que antes custava mais de R$ 350, agora disponível gratuitamente, garantindo proteção contra quatro tipos de meningite, o que representa um avanço importante para a saúde infantil”, explicou Romi.


A Secretaria de Saúde reforça o apelo à população para que mantenha a caderneta de vacinação atualizada e colabore com as ações preventivas, especialmente neste período de maior circulação de vírus respiratórios. 


CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃI PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA

SÃO JOÃO DO IVAÍ