A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Suellen Fernanda da Silva Grola, celebrou a ação. “Nem todos têm condições de pagar por exames e óculos. As crianças passaram por triagem e consulta com oftalmologistas, e ainda puderam escolher suas armações. Isso fez toda a diferença. Foi emocionante ver a alegria deles”, comentou.
Rogério Carboni destacou o impacto do programa, que já atendeu 93 municípios paranaenses. “É um programa inovador. Identificamos alunos com dificuldades visuais, entregamos óculos e, quando necessário, encaminhamos para a rede pública. De 70% a 90% do nosso aprendizado depende da visão. Se a criança não enxerga, ela não aprende”, afirmou. Ele também reforçou o compromisso com o município ao anunciar o novo CRAS. “Serão R$ 1,2 milhão investidos para melhorar o atendimento às famílias de Lunardelli. Uma ótima estrutura que estaremos construindo aqui, com a parceria do prefeito Wanderlei, que tem trabalhado com muita eficiência junto de sua equipe”.
O prefeito Luiz Wanderlei Marson Sardi também enalteceu a iniciativa. “Muitas vezes a criança nem percebe que tem problema de visão. Com esse programa, conseguimos intervir no tempo certo e melhorar o desempenho escolar”, afirmou, agradecendo ao Governo do Estado e à equipe da secretaria.
A estudante Celina Maria, uma das beneficiadas, resumiu o sentimento de muitos colegas. “Eu gostei de usar óculos porque vai me ajudar a ver melhor”.