As eleições da APP Sindicato, entidade que historicamente atua na defesa dos direitos dos professores e trabalhadores da educação do Paraná, serão realizadas entre os dias 23 e 25 de setembro. Nesse contexto, o presidente regional e candidato à reeleição pela Chapa 10, Sérgio Chaves, esteve nessa semana no Colégio Estadual Arthur de Azevedo, em São João do Ivaí, para dialogar com a comunidade escolar.
Durante a visita, Sérgio destacou que os encontros com professores, diretores e funcionários são constantes e fundamentais para compreender as demandas da categoria. “O processo eleitoral é democrático e participativo, envolvendo todos os sindicalizados. Nosso objetivo é apresentar nossa plataforma de trabalho e, principalmente, ouvir os anseios dos profissionais que vivem a realidade da educação”, afirmou.
A plataforma da Chapa 10 aponta como principal desafio o enfrentamento de um “caos administrativo” que, segundo Sérgio, afeta os servidores públicos em diferentes estados, com destaque para os professores. Entre os pontos críticos estão:
- redução nos valores salariais, que impactam diretamente a carreira dos profissionais;
- não aceitação de atestados médicos para professores em processo de readaptação;
- reavaliação de professores readaptados, com risco de aposentadoria precoce de quem já possui laudos médicos;
- desvalorização da categoria, que se soma a um cenário de ataques constantes à educação.
Também presente, Antônio Marcos, representante da Chapa 1 em nível estadual, destacou a importância da união entre as regionais e a direção estadual da APP Sindicato. Ele lembrou que a entidade possui uma trajetória de enfrentamento e nunca se omitiu diante de governos que buscaram retirar direitos. “A educação tem sido alvo de ataques constantes, e a nossa luta é pela valorização dos servidores públicos em todos os níveis”, pontuou.
A Chapa 1 estadual e a Chapa 10 regional de Ivaiporã defendem a representação dos trabalhadores da educação em 214 municípios, abrangendo professores, pedagogos, funcionários de escola e professores municipais filiados.
Os candidatos pedem que todos os sindicalizados participem ativamente do processo eleitoral nos dias 23, 24 e 25 de setembro, votando na Chapa 1 (estadual) e na Chapa 10 (regional Ivaiporã).


%20(800%20x%20200%20px)%20(700%20x%20200%20px).png)
