ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Grupo Girassol retorna em São João do Ivaí com sessões de apoio psicoterapêutico à comunidade



Na tarde desta segunda-feira (04), o Centro de Convivência do Idoso Geni Ribeiro Benetão recebeu o primeiro encontro de 2025 do Grupo Psicoterapêutico Girassol, voltado ao tratamento de ansiedade e depressão. A ação, promovida pela gestão do prefeito Fábio Hidek Miura e da vice-prefeita Olívia Fróes, representa mais um compromisso cumprido com a saúde mental da população.

O projeto, conduzido pelo psicólogo e professor do curso de Psicologia da FATEC, Rodrigo Ramos, tem como foco oferecer um espaço acolhedor de escuta e apoio mútuo. Os encontros acontecerão todas as segundas-feiras, às 14h, no Centro do Idoso, e são abertos a toda comunidade acima dos 18 anos.

“Esse grupo é uma estratégia eficaz dentro da atenção primária à saúde. Já o utilizamos em momentos anteriores e agora ele retorna para contribuir com a redução da fila de espera na área de psicologia. O grupo permite que as pessoas compartilhem experiências e encontrem suporte coletivo, o que tem se mostrado extremamente positivo”, explicou Rodrigo Ramos.


O Grupo Girassol conta com o apoio da FATEC, por meio da participação de estagiários do curso de Psicologia, que acompanham os encontros e auxiliam na condução das atividades. “É uma oportunidade de aprendizado mútuo. Os estagiários aprendem na prática e, ao mesmo tempo, ajudam a cuidar da comunidade. É um trabalho que se multiplica”, destacou o professor.

Para a diretora do Departamento do Idoso, Tânia Leite, o retorno do grupo representa uma conquista importante para a população. “Hoje vimos de perto a alegria e a necessidade das pessoas em participar de um espaço onde podem se expressar e se sentir ouvidas. Desde a campanha, o prefeito Hidek se comprometeu em retomar o Grupo Girassol e, com apoio da vice Olívia e da equipe, conseguimos tornar isso realidade. É só gratidão”, afirmou.


A coordenadora do Centro Multidisciplinar, Leila Segatto, também comemorou a retomada do projeto. “Esse trabalho vem para somar ao que já desenvolvemos no CAPS e demais serviços da rede. A saúde mental precisa ser tratada com responsabilidade e com ações concretas, como essa”.


Quem quiser participar dos próximos encontros, basta comparecer diretamente ao Centro do Idoso nas segundas-feiras, às 14h. Durante o acolhimento, é realizada uma triagem simples para inserção no grupo.




CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA

SÃO JOÃO DO IVAÍ