O Hospital Municipal de São João do Ivaí vem passando por uma série de melhorias estruturais e de gestão nos últimos meses. Há pouca mais de um mês, Elieder Montanhine, assumiu a direção da unidade e iniciou um processo de organização interna, manutenção de equipamentos, reformas e investimentos em informatização, com o objetivo de oferecer mais qualidade e eficiência no atendimento à população.
De acordo com o diretor, um dos primeiros desafios foi regularizar a documentação e iniciar reparos necessários em um prédio antigo que apresentava infiltrações e mofo. A reforma já alcançou a sala de emergência e corredores, que receberam pintura nova com tinta emborrachada, resistente à umidade. Além disso, será construída uma rampa de acesso para descarte adequado de lixo infectante.
No setor de equipamentos, todas as máquinas utilizadas em atendimentos de emergência e no centro cirúrgico passaram por manutenção. Isso incluiu a incubadora de recém-nascidos, a autoclave de esterilização e, principalmente, o gerador de energia, que havia recebido manutenção pela última vez em 2021. “Esse é o coração do hospital, porque em uma queda de energia é ele que garante o funcionamento em situações de emergência”, destacou Elieder.
Outro avanço importante é a aquisição de quase R$ 300 mil em materiais e equipamentos, incluindo dez computadores. O hospital passará por um processo de informatização, substituindo gradualmente os registros em papel. O ambulatório, que atende de segunda a sexta das 8h às 22h e aos finais de semana até às 20h, também será integrado ao sistema digital.
Além disso, mais de 100 lençóis e enxovais foram adquiridos, garantindo melhores condições de conforto para os pacientes.
Pensando na qualidade do serviço, alguns profissionais participarão de treinamentos em parceria com o SAMU de Ivaiporã, com foco em aperfeiçoar a área de emergência, considerada a prioridade do hospital.
O diretor também ressaltou a importância do bom acolhimento às pessoas. “A saúde a gente não escolhe. Ninguém quer ficar doente. Por isso, sempre oriento nossa equipe a tratar cada paciente com carinho, respeito e educação, porque a saúde emocional conta muito nesse processo de recuperação”, disse.
Apoio da gestão e reconhecimento pessoal
Elieder fez questão de agradecer à secretária de Saúde, Olívia Fróes, e ao prefeito Fábio Hidek Miura, pelo apoio às demandas apresentadas pela diretoria. Ele destacou que todos os pedidos feitos em benefício da população têm sido prontamente atendidos.
Emocionado, o diretor também lembrou de sua ligação pessoal com a história do hospital. Genro do saudoso vereador Valdecir do Luar, vice-presidente da Câmara em 2007, ele contou que o sogro foi um dos que ajudaram a viabilizar a construção da unidade. “Hoje, como diretor, sinto orgulho em poder dar continuidade a esse legado, mantendo viva a memória dele, que nunca será apagada em São João do Ivaí”, afirmou o diretor.