Joelci Fernandes da Silva, morador de Toledo, no oeste do Paraná, percorreu a pé 1.091 quilômetros até o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida/SP, rezando por familiares, amigos e pessoas que conheceu durante o trajeto.
Ele (53 anos) iniciou a peregrinação no dia 20 de julho, às 6h30, e chegou ao destino no dia 9 de agosto, às 15h. A chegada, registrada em vídeo, mostra o peregrino emocionado ao entrar no pátio da basílica, principal centro de peregrinação católica do Brasil.
Foi a primeira vez que o ministro auxiliar da Paróquia São Francisco de Assis, em Toledo, visitou o santuário.
“Foi uma das coisas mais positivas que fiz na vida. Nunca orei tanto pelos outros. Não pedia nada por mim, apenas que a ‘mãezinha’ me levasse até lá e que eu não sucumbisse na caminhada”, contou.
Segundo Joelci, a motivação para a peregrinação veio de problemas de saúde enfrentados por familiares e amigos, alguns com doenças graves e outros com questões psicológicas. Ao longo da jornada, ele recebeu dezenas de ligações e mensagens com pedidos de oração.
“A emoção foi muito maior durante o caminho, mas lá também foi forte. Aprendi mais durante a caminhada, sobre como cuidar e agir com o outro”, disse.
Durante o percurso, o peregrino enfrentou sol forte, frio e fome, mas afirma que não encontrou grandes dificuldades.
“Aconteceram muitas coisas boas pelo caminho. Pessoas ajudando, oferecendo água, comida, querendo saber de onde eu vinha e para onde ia.”
Para encarar o desafio, Joelci se preparou fisicamente antes de partir. Ele contou com o apoio logístico à distância de um casal de amigos, que organizou rotas, locais de descanso e mapas diários.
Texto e fotos: reprodução/g1, com edição NH Notícias