ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Conselho discute fortalecimento da apicultura e pede extensionista para São João do Ivaí




Na manhã desta quinta-feira (4), a Câmara de Vereadores de São João do Ivaí sediou mais uma reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDR). O encontro teve como pauta central o fortalecimento da apicultura no município e a necessidade da presença de um extensionista do IDR-Paraná para atender os pequenos produtores.



O presidente do CMDR, Antônio Borges do Couto, destacou que o conselho busca aproximar agricultores para fomentar a agricultura familiar em diferentes cadeias produtivas, como leite, mel e fruticultura. “Nosso trabalho é justamente reivindicar melhorias para os produtores. A prefeitura tem dado apoio, mas precisamos do engajamento dos agricultores para avançar”, afirmou.


Durante a reunião, o engenheiro agrônomo especialista em apicultura, Edegar de Castro Lima, ressaltou que a atividade pode ser uma importante alternativa de renda para a agricultura familiar. Segundo ele, além do retorno econômico, a apicultura também contribui com a preservação ambiental. “É uma atividade viável e com grande potencial, mas exige organização em cooperativas e associações para que os produtores possam se consolidar no mercado”, explicou.


O secretário do CMDR, Rafael Moraes Sartório, informou que cerca de 13 produtores já atuam com apicultura no município, mas o objetivo é ampliar esse número com mais capacitações e apoio técnico. “Queremos fortalecer a pequena agricultura e levar conhecimento aos agricultores que ainda não têm a base necessária para expandir a produção”, disse.



Representando o IDR-Paraná, o coordenador regional de projetos, Jairo Luiz Brietzke, reconheceu a importância de ampliar a presença do órgão em São João do Ivaí. Atualmente, o atendimento ocorre em forma de plantão, com técnicos vindos de outras cidades. “Já foi solicitado à prefeitura a cessão de um servidor para atuar em tempo integral aqui. Isso vai garantir que políticas públicas e programas de crédito rural cheguem mais rápido aos agricultores locais”, destacou.


A reunião reforçou o papel do CMDR como espaço de diálogo e incentivo ao engajamento dos pequenos produtores, que são convidados a participar mais ativamente das discussões para que as ações em prol da agricultura familiar possam avançar.
















CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA

SÃO JOÃO DO IVAÍ