Dois jovens de apenas 13 anos, estudantes do Colégio Estadual Cívico-Militar José de Mattos Leão, estão levando o nome de São João do Ivaí para todo o Brasil. Os irmãos gêmeos Kaique Felipe de Oliveira Ferreira e Kauan Felipe de Oliveira Ferreira participaram da Feira Brasileira de Iniciação Científica, realizada em Joinville (SC), e conquistaram o prêmio revelação em acessibilidade, chamando atenção de avaliadores, professores e cientistas de todo o país.
Orientados pela professora Ilizabeth Selete, responsável pelo núcleo de Altas Habilidades, e acompanhados pelo prefeito Fábio Hidek Miura, os jovens apresentaram o projeto “Cabine de privação acústica para pessoas com hipersensibilidade sonora e autismo no ambiente urbano”. A ideia nasceu de uma necessidade real, como contou Kaique. “Um amigo autista me contou que tinha muita dificuldade em socializar em grandes cidades, por conta da poluição sonora. Então pensamos em desenvolver uma cabine que isolasse completamente os sons externos e pudesse ser um ponto seguro para pessoas com hipersensibilidade sonora. Fizemos a maquete e agora queremos criar um protótipo em tamanho real”.
Kauan destacou que a recepção do projeto foi emocionante, especialmente porque uma das avaliadoras também era autista. “Ela compreendeu perfeitamente a proposta. Muitos visitantes do estande relataram o mesmo problema. Para nós, foi uma experiência incrível e, mesmo sem esperar, acabamos premiados. Segundo os avaliadores, nosso projeto era relevante, bem estruturado e de grande impacto para a inclusão social”, conta, empolgado.
Os gêmeos, que cursam o 8º ano, já sonham alto. Kaique pretende seguir carreira na área de física quântica, enquanto Kauan planeja se dedicar à física teórica, com foco em eletromagnetismo. Além disso, eles desejam continuar participando de feiras científicas. “Queremos voltar no ano que vem e levar novas ideias. A ciência é para todos, e queremos incentivar outras crianças a começarem também”, concluiu Kaique.
A diretora Rosinéia Reis não escondeu a emoção com a conquista. “Eu chego a me arrepiar. Esses meninos são motivo de muito orgulho para nossa escola e para seus pais. Eles são inteligentes, dedicados e merecem todo o reconhecimento. A professora Bete tem sido fundamental nesse processo e nós vamos continuar apoiando para que eles alcancem voos cada vez mais altos”, afirmou a diretora.
Segundo a direção do colégio, a participação dos jovens em Joinville só foi possível graças ao apoio do prefeito Fábio Hidek Miura, que acompanhou os alunos e a equipe escolar durante os quatro dias de evento. “Sem o apoio do prefeito, não teríamos conseguido. Ele abraçou a causa, viajou conosco e foi o único prefeito presente no evento, que contou com representantes de todo o Brasil. Nossa gratidão é imensa”, afirmou a professora Bete.
Para os irmãos, a experiência trouxe aprendizados que vão além da ciência. “Aprendemos que a mudança começa quando a gente dá o primeiro passo. Nunca se apeguem a uma única teoria, questionem sempre, porque a ciência é a arte de descobrir. O conhecimento é importante, mas a imaginação é ainda maior”, refletiram.
A história dos irmãos Kaique e Kauan é um exemplo de que talento, dedicação e incentivo podem transformar sonhos em realidade, levando inspiração não só para São João do Ivaí, mas para todo o Brasil.