O juiz Malcon Jackson Cummings deixou a comarca de São João do Ivaí após quase quatro anos de atuação marcados por iniciativas que aproximaram o Poder Judiciário da comunidade. Desde 2022, quando chegou ao município, ele conduziu não apenas julgamentos, mas também implementou projetos voltados à cidadania e à garantia de direitos, deixando sua marca registrada na história local.
Em entrevista ao Canal HP, Cummings destacou que a passagem por São João do Ivaí será inesquecível em sua trajetória profissional e pessoal. “São João do Ivaí vai ficar marcado na minha história, na minha vida. Eu tive a oportunidade de desenvolver projetos, de ser abraçado pela comunidade como um todo. O fórum deixou de ser apenas o espaço onde eram julgadas ações, mas também um local de efetivação de políticas públicas”, declarou.
Entre as ações realizadas durante sua gestão, ele citou o Grupo Reflexivo de Homens no combate à violência doméstica, o acompanhamento a mulheres vítimas e adolescentes, além da parceria com o Conselho da Comunidade. O magistrado também lembrou que o fórum se tornou referência em atendimentos relacionados à saúde, previdência e família.
“As pessoas puderam buscar medicamentos quando houve negativa do SUS, regularizar situações de divórcio, pensão e guarda, além de termos implementado perícias previdenciárias no próprio fórum. Foram várias ações desenvolvidas com muito carinho. Sempre parti da premissa de que o juiz precisa ser ativo, disposto a sair do gabinete para que as coisas realmente aconteçam”, afirmou.
Para ele, o maior legado foi contribuir, em conjunto com a equipe e a comunidade, para transformar realidades e aproximar a Justiça da população. “São João do Ivaí deixou essa marca no meu coração, por ter abraçado o trabalho e, principalmente, por termos conseguido mudar um pouco a realidade das pessoas”, completou.
Agora em novo desafio, Malcon Cummings já está à frente da comarca de Loanda, no Noroeste do Paraná. Já a comarca local segue temporariamente sem juiz titular até a designação oficial de um novo magistrado.