A Cooperativa Sicredi Valor Sustentável participou de mais uma edição do Dia C – Dia de Cooperar, movimento nacional coordenado pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), que mobiliza cooperativas em todo o país para a realização de ações de responsabilidade social nas comunidades. A iniciativa reforça o compromisso do cooperativismo com a transformação da sociedade e a construção de um futuro mais justo e sustentável.
Neste ano, todas as agências da Cooperativa, presentes no Paraná e em São Paulo, promoveram diferentes atividades solidárias, envolvendo mais de 650 voluntários. Somadas, as ações impactaram diretamente mais de 12 mil pessoas e resultaram em mais de R$ 150 mil destinados a instituições sociais.
Entre as iniciativas realizadas estiveram a revitalização de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Arraiá Solidário, Feijoada Solidária, Hortas Comunitárias, Dogão Solidário, além de campanhas de arrecadação de alimentos, cobertores e leite, entre outras.
As ações também contribuíram para o alcance de importantes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como:
- · ODS 1 – Erradicação da Pobreza
- · ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável
- · ODS 3 – Saúde e Bem-Estar
- · ODS 4 – Educação de Qualidade
- · ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico
- · ODS 10 – Redução das Desigualdades
- · ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis
Para o presidente da Sicredi Valor Sustentável, Rudenei Fischer, o Dia C reforça o papel do cooperativismo como agente de transformação social.
“O Dia de Cooperar mostra, na prática, como o cooperativismo vai além das soluções financeiras. É sobre estender a mão, olhar para a comunidade e agir em conjunto para transformar realidades. Cada voluntário que participou das ações é prova de que, quando cooperamos, multiplicamos o impacto positivo e construímos um futuro mais sustentável para todos”, destacou.
Com o engajamento das equipes e das comunidades, a Sicredi Valor Sustentável segue fortalecendo seu compromisso com o desenvolvimento local, a cidadania e a cooperação.