A Polícia Militar de Cambira registrou na manhã de quarta-feira (1º) um caso de estelionato digital envolvendo a clonagem de WhatsApp de um morador da Rua Paraguai, na região central da cidade.
Segundo o boletim de ocorrência, a vítima relatou que recebeu uma mensagem pelo aplicativo do sogro de seu filho, informando que havia feito um anúncio na OLX. O homem disse que a plataforma pediria um contato para confirmar sua identidade e perguntou se poderia utilizar o número da vítima para essa verificação.
Poucos minutos depois, a vítima recebeu uma ligação de um número desconhecido. Durante a chamada, a pessoa solicitou que confirmasse conhecer o anunciante e, em seguida, enviou um código por mensagem, pedindo que fosse repassado para concluir o processo. A vítima, acreditando que se tratava de um procedimento legítimo, enviou o código.
Logo após, o WhatsApp do morador deixou de funcionar, e ele percebeu que havia caído em um golpe e que seu celular havia sido clonado. Ao entrar em contato com o sogro do filho por outros meios, foi informado que o telefone dele também havia sido alvo do mesmo golpe.
Apesar do transtorno, a vítima informou que não sofreu prejuízo financeiro. O aparelho foi levado a uma assistência técnica para ser restaurado. O caso serve de alerta para que a população redobre a atenção com solicitações de códigos recebidos por mensagens ou ligações suspeitas.