ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


terça-feira, 21 de outubro de 2025

Indígenas dizem ter trabalhado 90 dias sem receber da usina de São Pedro do Ivaí



Um vídeo divulgado pela vereadora Luci da Silva, de Itambé, repercutiu em toda a região após indígenas denunciarem que trabalharam cerca de 90 dias no corte de cana, em serviço ligado à empresa Renuka Vale do Ivaí, de São Pedro do Ivaí, e não receberam pelos dias trabalhados. A gravação mostra o grupo afirmando estar há três meses aguardando pagamento e denunciando condições análogas à escravidão.

No vídeo, os trabalhadores relatam que foram trazidos de outro estado para atuar no corte de cana em Itambé e que a proposta apresentada seria de apenas R$ 1.500, valor correspondente a aproximadamente 30 dias de serviço, apesar dos 90 dias trabalhados. Eles dizem não ter condições de retornar às comunidades de origem sem receber o que consideram ser seu direito.


A reportagem do Canal HP esteve na manhã desta terça-feira (21) em frente à sede da Renuka, em São Pedro do Ivaí, repercutindo o caso que viralizou nas redes sociais. Em seu relato, o indígena Jandir afirmou que o grupo está sem receber “nenhum centavo” e pediu ajuda dos órgãos públicos. Uma representante sindical que acompanha os trabalhadores também criticou a situação e cobrou uma solução imediata.


Fontes ligadas à Renuka informaram ao Canal HP que advogados da empresa estão reunidos com o Ministério do Trabalho em São Paulo, tentando formalizar um acordo. Segundo o que foi apurado, a usina afirma ter contratado uma empresa terceirizada responsável pela mão de obra e que teria repassado integralmente os valores a essa contratada, que por sua vez não efetuou o pagamento aos indígenas. Apesar disso, a Renuka não pretende se isentar do problema e busca uma saída para que os trabalhadores recebam.

A reportagem aguarda a nota oficial da Renuka, que será inserida no texto assim que for enviada à redação. O caso também deve ser acompanhado pelo Ministério Público do Trabalho e a Funai.


O Canal HP seguirá acompanhando o caso e trará atualizações a qualquer momento.






CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA

SÃO JOÃO DO IVAÍ