ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


terça-feira, 7 de outubro de 2025

Jovem de São João do Ivaí é destaque no Prêmio Agrinho e sonha em unir Direito e Música



O talento e a sensibilidade de um jovem são-joanense vêm chamando atenção dentro e fora das salas de aula. João Gabriel de Mattos dos Santos, de 17 anos, estudante do 3º ano do Colégio Estadual Arthur de Azevedo, foi um dos destaques do Prêmio Agrinho, uma das maiores iniciativas educacionais do Paraná. Para ele, a conquista representa mais do que um troféu, é o reconhecimento de uma trajetória marcada por dedicação, curiosidade e amor pela arte.



“Receber o prêmio foi uma grande honra e um marco importante na minha trajetória. Esse reconhecimento representa não apenas meu esforço, mas também o resultado de um trabalho dedicado dos professores”, disse João Gabriel em entrevista ao Canal HP.


A inspiração literária e o despertar para a música


O interesse de João pela arte surgiu de forma inesperada - através da leitura. “Sempre gostei de música. Mas creio que meu interesse surgiu quando li o livro ‘Água-Viva’, de Clarice Lispector. Foi a partir dessa leitura que senti vontade de criar meus próprios textos e a necessidade de me comunicar com as pessoas de alguma forma. No meu caso, essa forma foi a música”, explicou.


Com influências que transitam entre o pop internacional e a música brasileira contemporânea, João cita Olivia RodrigoLana Del Rey e Liniker como grandes referências.


“A Olivia Rodrigo consegue se comunicar com o público jovem, e eu me identifico muito com o estilo dela. A Lana Del Rey é uma inspiração mundial na composição, e a Liniker, para mim, é uma artista incrível e muito inspiradora no cenário nacional”, destacou.



Um compositor em ascensão


Sob o nome artístico Jones Veil, o jovem já tem duas músicas autorais lançadas em todas as plataformas digitais, como YouTube e Spotify.


“Eu mesmo componho e trago nas minhas músicas as experiências que vivi. Meu processo criativo nasce da observação das pessoas ao meu redor - como elas agem, o que falam, o que sentem - e também das minhas próprias vivências”, contou.


Embora suas músicas atuais sejam em língua estrangeira, João revela que pretende, em breve, lançar canções em português. “Acredito que a música é uma forma de traduzir o que a gente sente. E fazer isso na nossa língua vai aproximar ainda mais o público.”



Entre o Direito e a Arte


Apesar da paixão pela música, João também tem outro grande objetivo: seguir carreira na área jurídica.


“Pretendo ingressar no curso de Direito e seguir na área criminal. Mas a arte vai continuar presente na minha vida, compartilhando minhas experiências e sentimentos”, afirmou.


Atualmente, ele encara a música como um hobby, mas não descarta transformar essa paixão em profissão. “Quero conciliar os estudos e a carreira jurídica com a música. Acredito que é possível trilhar um caminho que una razão e sensibilidade”, finalizou.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA

SÃO JOÃO DO IVAÍ