Um morador de Congonhinas, no Norte do Paraná, se assustou com uma onça-parda no telhado de sua residência, que acabou resgatada na tarde de terça-feira (30). O felino, uma fêmea de menos de um ano, foi visto em cima do teto de uma casa e acabou sendo laçado pelo morador do sítio, que a conteve até a chegada das equipes do Instituto Água e Terra (IAT).
Segundo o IAT, a onça estava magra e apresentava ferimentos. Após o resgate, ela foi encaminhada ao hospital veterinário do Centro Universitário Filadélfia (Unifil), em Londrina, onde passa por exames de sangue, raio-x e ultrassom, além de receber antibióticos e anti-inflamatórios.
“A onça não está bem clinicamente, chegou magra, machucada e vai precisar de alguns dias para se recuperar. O tratamento deve prosseguir por pelo menos uma semana. Só depois será solta na natureza”, explicou a médica veterinária da Unifil, Daniela Martina.
A data e o local da soltura ainda serão definidos pelo IAT. O veterinário Pedro Camargo, especialista em operações com felinos do instituto, ressaltou a importância de acionar os órgãos responsáveis em situações semelhantes. “É fundamental acionar os órgãos competentes porque têm profissionais capacitados para manejar animais com segurança em resgates, além de orientar a comunidade sobre procedimentos corretos”, afirmou.
(Com informações RIC Mais)