ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Padre é flagrado com noiva de fiel da igreja em casa paroquial

Um padre, identificado como Luciano Braga Simplício, foi flagrado com a noiva de um fiel da igreja em uma casa paroquial de Nova Maringá/MT nessa segunda-feira (13).

O vídeo registrou o momento em que o noivo da mulher e outros homens arrombam a porta do quarto e do banheiro, após o padre se recusar a abrir. Ao entrar no banheiro, os fiéis se deparam com a mulher tentando se esconder embaixo da pia.

A Diocese de Diamantino (MT), onde o padre atua, emitiu uma nota informando que vai investigar o ocorrido.

“Comunicamos, que, tendo em vista o bem da Igreja e do povo de Deus, todas as medidas canônicas previstas estão sendo devidamente tomadas. Pedimos a compreensão e a oração de todos”, comunicou a Igreja Católica.

Para entender como a Igreja Católica trata casos de violação do celibato, o g1 consultou o Código de Direito Canônico de 1983, promulgado pelo Papa João Paulo II.

Conforme o documento, os padres do rito latino são proibidos de manter relações afetivas ou sexuais. A violação desse compromisso é considerada uma infração grave, que pode afetar a credibilidade do sacerdote e o testemunho da igreja diante da comunidade.

Em casos públicos, como o registrado no vídeo, o Código prevê medidas disciplinares que vão desde uma advertência formal até a suspensão das funções clericais. Em situações mais graves ou reincidentes, a penalidade pode incluir a redução ao estado laical, quando o sacerdote deixa oficialmente de exercer o ministério.

A investigação e a aplicação das sanções cabem ao bispo diocesano, que avalia se o caso pode ser resolvido localmente ou se deve ser encaminhado à Congregação para o Clero, no Vaticano.

Texto e foto: reprodução/Metropoles e g1, com edição NH Notícias

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA

SÃO JOÃO DO IVAÍ