A formação de um ciclone extratropical deixa o Paraná e diversos outros estados das regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste em alerta pelos próximos dias. A previsão, segundo o Meteored, é de tempestades severeas com rajadas de vento intensas, que podem chegar a até 100 km/h.
Ao todo, sete estados estão em alerta para as rajadas de vento intensas, que ocorrerão entre a sexta-feira (7) e o sábado (8). Além do Paraná, são eles: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.
O ciclone irá se formar ao longo da sexta-feira, mas na metade leste do Paraná (entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral) os ventos já devem se intensificar a partir da noite de quinta (6). As rajadas, num primeiro momento, devem ficar próximas de 50 km/h.
Entre a madrugada e o amanhecer de sexta, porém, a ventania ganha força, com valores na ordem dos 70 km/h previstos para o Oeste do Paraná – situação que deve persistir durante a tarde.
Durante a madrugada de sábado (8), o ciclone terá um deslocamento para nordeste, em direção ao oceano Atlântico, na costa entre as regiões Sul e Sudeste. Com isso, os ventos se intensificam (acima de 70 km/h) em toda a faixa leste de ambas as regiões já a partir da madrugada e amanhecer.
Entre a manhã e a tarde de sábado (8), rajadas de vento da ordem de 100 km/h estão previstos para a faixa leste de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
Texto e foto: reprodução/Bem Paraná, com edição NH Notícias


%20(800%20x%20200%20px)%20(700%20x%20200%20px).png)
