O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou nesse domingo (9) que o Estado já iniciou o planejamento para a reconstrução de casas, da sede da Apae e das escolas de Rio Bonito do Iguaçu, na região Centro-Sul. A reconstrução vai iniciar assim que as equipes de engenharia finalizarem os diagnóstico técnico e estrutural das residências.
Cerca de 200 engenheiros da Cohapar e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA/PR) iniciaram já neste domingo a avaliação dos prejuízos e também da condição estrutural das construções.
Ainda neste domingo, a Assembleia Legislativa do Paraná vota em regime de urgência o projeto de lei enviado pelo Executivo que prevê mudanças no Fundo Estadual de Calamidade Pública (Fecap), para permitir o repasse direto de recursos às famílias afetadas. Com isso, o governo pretende destinar até R$ 50 mil por família para fazer as obras necessárias nas casas que poderão ser revitalizadas.
“Muitas casas não podem ser erguidas porque o vento levou tudo, mas em algumas delas ainda é possível reformar ou fazer melhorias com esse recurso”, afirmou o governador. “Pretendo sancionar essa lei ainda neste domingo, assim que os deputados aprovarem o projeto. Assim, podemos iniciar o atendimento logo que essa avaliação dos engenheiros for concluída”.
A Cohapar também está elaborando um programa para a construção de novas casas na cidade, que teve 90% de sua estrutura comprometida, incluindo residências, comércio e prédios públicos.


%20(800%20x%20200%20px)%20(700%20x%20200%20px).png)
