A Prefeitura de Borrazópolis foi alvo de um golpe de estelionato que resultou na transferência de R$ 99.900,00 de recursos públicos para uma conta bancária de terceiros. O caso foi registrado no Destacamento da Polícia Militar na tarde de quarta-feira (5) e já foi encaminhado para investigação.
De acordo com o boletim, a Secretária de Administração e Finanças do município procurou a PM para relatar a fraude. Ela informou que, na terça-feira (4), uma servidora da prefeitura recebeu uma ligação de uma pessoa que se passou por funcionário da Caixa Econômica Federal, afirmando representar o gerente da agência de Faxinal. O golpista alegou que seria necessário realizar uma atualização no sistema gerenciador financeiro da Caixa, sob pena de o município perder acesso à conta.
O suposto agente bancário marcou retorno para o dia seguinte, e nesta quarta-feira (5), por volta das 11h, voltou a fazer contato orientando uma servidora a realizar procedimentos no sistema. Um link foi enviado pelo chat interno do próprio gerenciador — o que deu credibilidade à ação — e o acesso foi feito tanto no computador da servidora quanto no equipamento utilizado pela tesoureira do município.
Mais tarde, ao tentar realizar pagamentos pelo sistema do Banco do Brasil, a funcionária constatou que o acesso estava bloqueado. O gerente de relacionamento do banco foi acionado imediatamente e providenciou o bloqueio das chaves, porém, mesmo com novas chaves, o acesso não foi restabelecido.
Diante da suspeita de fraude, a equipe entrou em contato com o gerente da Caixa Econômica Federal de Faxinal, que confirmou a transferência de R$ 99.900,00 via TED para uma conta do Banco Santander, realizada às 12h02 desta quarta-feira (05/11).
Com a confirmação do golpe, o caso foi registrado e encaminhado à 53ª Delegacia Regional de Polícia de Faxinal, que dará sequência às investigações.
A prefeitura ainda não informou se houve êxito em bloquear o valor transferido ou rastrear os responsáveis.


%20(800%20x%20200%20px)%20(700%20x%20200%20px).png)
