ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


SPLASH IVAIPORÃ

segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

'Bom condutor' terá renovação automática de CNH; veja regras





O governo federal anuncia, nesta terça-feira (09), um amplo pacote de mudanças nas regras de trânsito, tendo como principais destaques a renovação automática e gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para bons condutores e o fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas para a obtenção do documento. As novas diretrizes, aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), entram em vigor ainda nesta semana, após publicação no Diário Oficial da União.


A medida de renovação automática beneficiará motoristas que não registraram infrações de trânsito no ano anterior ao vencimento da carteira. Para este grupo, não será necessário comparecer ao Detran para renovar o documento, embora os prazos de validade permaneçam os mesmos.

Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), o objetivo é desburocratizar o sistema e premiar a responsabilidade no trânsito.

"Se não comete infração de trânsito, você não precisa que o Estado te dê trabalho. Se está dirigindo bem, não precisa de exame novo. [...] Não faz sentido trazer o cidadão de volta ao órgão público sem necessidade", afirmou o ministro.

Outra mudança estrutural é a reformulação do processo para tirar a primeira habilitação. O governo estima que as novas regras podem reduzir em até 80% o custo da CNH, que atualmente chega a R$ 5 mil em alguns estados.

A principal alteração é a retirada da obrigatoriedade de realizar aulas exclusivamente em Centros de Formação de Condutores (autoescolas). O novo modelo permite:


Aulas teóricas gratuitas: Conteúdo disponibilizado via aplicativo, sem carga horária mínima.
Instrutor autônomo: O aluno poderá contratar instrutores credenciados independentes.
Uso de veículo particular: A aprendizagem poderá ser feita em carro próprio, desde que com instrutor credenciado.
Redução de carga horária: As aulas práticas mínimas caem de 20 para apenas duas horas.
"Essa é uma mudança de cultura com o fim da obrigatoriedade. Era uma reserva de mercado, e a autoescola podava a inovação", declarou Renan Filho, ressaltando que a medida visa incluir os cerca de 30 milhões de brasileiros aptos a dirigir que não conseguem arcar com os custos atuais.

Para viabilizar as mudanças, será lançado o aplicativo CNH do Brasil, uma evolução da Carteira Digital de Trânsito. A plataforma concentrará o curso teórico obrigatório e gratuito, além de permitir o agendamento de etapas.


O governo também instituirá a padronização nacional das provas. Tanto os exames teóricos quanto os práticos seguirão um modelo único em todo o país. O aplicativo oferecerá simulados com questões reais da prova para treinamento dos candidatos.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA

SÃO JOÃO DO IVAÍ