Quem vê o Joca exibindo o crachá de "Cão Servidor", nem imagina que há menos de um ano ele foi resgatado de uma situação de maus-tratos e abandono. Após ser tratado e treinado pelo Núcleo de Bem-estar Animal de Maringá, no norte do Paraná, o cachorro foi "contratado" pela prefeitura para ajudar no suporte emocional de crianças e idosos.
Joca faz parte do projeto Cão Servidor, que começou em outubro deste ano na cidade. Além dele, outros 11 cães resgatados estão sendo adestrados para atuar como apoio a crianças com autismo e neurodivergentes em escolas, na procura de pessoas desaparecidas e no controle de fauna do Aeroporto Regional de Maringá.
De acordo com o secretário Wladimir Garbuggio, atualmente o centro de Bem-estar Animal abriga cerca de 150 animais resgatados. Em pelo menos 50 deles os especialistas identificaram potencial para desempenhar as funções do programa "Cão Servidor".
Quando foi encontrado, Joca estava assustado, magro e debilitado pelas agressões, falta de cuidados e de alimentação. Ele passou por um processo de recuperação física e reabilitação comportamental, com apoio de veterinários e do treinador Cleomar Oliveira.
“Inicialmente, ele apresentava insegurança e nervosismo devido às agressões que sofreu, mas com um trabalho contínuo de cuidado e sensibilização tornou-se um animal dócil, tranquilo e afetuoso, que aceita e dá carinho para as pessoas, o que demonstrou ser o perfil ideal para integrar o projeto Cão Servidor.[...] Ele passa uma energia muito boa”, contou o treinador.
Oliveira conta que à medida que Joca foi recuperando a saúde, ele foi passando por alguns testes de comportamento com humanos e se destacou. O fato de o cão ter passado a aceitar ser acariciado por qualquer pessoa foi o detalhe que chamou a atenção do treinador.
"Quando ele chega mal tratado, a imagem dele é de que o ser humano vai agredir. Então foi um longo trabalho para que fosse mostrado a ele que existe ser humano que não é agressivo, para que ele pudesse confiar de novo nos humanos", explicou o secretário.
Joca foi o primeiro cão a ser treinado pelo projeto para realizar a pet terapia em Maringá. Hoje ele visita hospitais, instituições de longa permanência para idosos, secretarias e centros de assistência social.
Informações: G1 Paraná




