ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

Inmet alerta para tempestades e ventos de até 100 km/h no Paraná

 



O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de tempestade que abrangem todo o estado do Paraná nesta sexta-feira (9). Os avisos seguem válidos até 23h59 e indicam risco de chuvas intensas, queda de granizo e ventos fortes.

A situação mais crítica é prevista para a região Sudoeste, onde os acumulados de chuva podem chegar a 100 milímetros por dia, com rajadas de vento que podem atingir os 100 km/h. Nas demais regiões do estado, o alerta aponta possibilidade de ventos de até 60 km/h e volumes de chuva de até 50 mm/dia.

Segundo o Simepar, o cenário é resultado da combinação entre calor e umidade, características do verão, associadas à influência de sistemas meteorológicos que atuam fora do estado.

O meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, explica que a formação de uma frente fria e de um ciclone extratropical entre o Rio Grande do Sul, o Uruguai e o Oceano Atlântico provoca reflexos diretos no tempo paranaense.

“Nenhum desses sistemas passa diretamente sobre o Paraná, mas eles influenciam as condições do tempo. Essa combinação favorece pancadas rápidas de chuva no período da tarde, algumas vezes acompanhadas de granizo, rajadas de vento e intensa incidência de raios”, explicou o meteorologista.

Previsão para o fim de semana

A instabilidade deve continuar nos próximos dias:

  • Sábado (10): Com a aproximação da frente fria, os temporais podem se intensificar. As regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e a Região Metropolitana de Curitiba devem ser as mais afetadas. No Litoral, há risco de temporais no fim do dia.

  • Domingo (11): A chuva perde força no Oeste e Sudoeste, mas ainda há previsão de chuvas fortes nas demais regiões, principalmente entre a tarde e a noite.

A orientação dos órgãos meteorológicos é para que a população evite áreas abertas durante tempestades, não se abrigue sob árvores e redobre a atenção em regiões suscetíveis a alagamentos e quedas de energia.

Texto e foto: reprodução/TNOnline, com edição Canal HP

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO PEDRO DO IVAÍ

SÃO JOÃO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA