A Paróquia São João Batista, em São João do Ivaí, passou a contar oficialmente, desde 2025, com a Comissão Paroquial de Defesa da Vida, uma iniciativa que integra um movimento mais amplo da Igreja Católica em todo o país, voltado à promoção e à valorização da vida em todas as suas etapas, desde a concepção até a morte natural.
A comissão faz parte de uma orientação nacional da Igreja, que se estende às dioceses e, consequentivamente, às paróquias. Segundo o pároco Padre Raphael Pavanelli, a proposta nasceu a partir de um convite feito às dioceses brasileiras, incluindo a Diocese de Apucarana, para que estruturassem grupos organizados em defesa do direito à vida.
“Temos uma comissão nacional em defesa da vida e, a partir dela, as dioceses foram convidadas a criar suas comissões diocesanas e, também, incentivar que cada paróquia tivesse a sua. É um grupo de pessoas que se reúne para trabalhar a defesa da vida em todos os âmbitos, desde o nascimento até a morte natural, posicionando-se contra tudo aquilo que atenta contra a vida”, explicou o padre.
Padre Raphael destacou ainda que, embora o tema do aborto esteja frequentemente no centro dos debates, a atuação da comissão é ampla e inclui o acolhimento e o apoio a mães em situações difíceis. “Nosso foco é sempre a vida como um todo. A comissão também ajuda a conscientizar e apoiar mães para que tenham seus filhos, oferecendo orientação e ajuda concreta. Nem sempre o caminho que parece mais fácil é o melhor, e muitas vezes é justamente o mais destrutivo. A comissão existe para ajudar, orientar e acolher”, afirmou.
Atuação e organização
A Comissão Paroquial de Defesa da Vida de São João do Ivaí é composta atualmente por seis integrantes, organizados em três casais. O grupo realiza reuniões mensais e, quando necessário, encontros extraordinários para tratar de eventos ou ações específicas.
O presidente da comissão, Carlito Júnior, explica que o trabalho é contínuo e formativo. “As reuniões acontecem todo mês, e nelas tratamos de assuntos relacionados à defesa da vida desde a concepção até a morte natural. É um trabalho completo, que busca formar, conscientizar e mobilizar as pessoas”, destacou.
Curso de formação neste sábado
Como parte das ações da comissão, será realizado neste sábado, dia 24, um curso de formação aberto à comunidade. A atividade acontece a partir das 14 horas, no Salão Paroquial da Paróquia São João Batista.
A palestrante convidada é Talita Zandomenighi, de Ivaiporã, integrante da Comissão Paroquial de sua cidade, que irá apresentar e aprofundar o funcionamento da comissão, seus objetivos e formas de atuação. “É um curso de formação, bem dinâmico, para apresentar a comissão e convidar mais pessoas a conhecerem e defenderem a vida”, explicou Carlito Júnior.
Para participar, é necessário realizar inscrição prévia na Secretaria da Paróquia, onde os interessados devem deixar o nome para fins de organização.
Padre Raphael reforça que o convite é amplo e vai além do público católico. “Ser a favor da vida não significa, necessariamente, querer ser católico. Todos somos convidados a ser a favor da vida, em todos os âmbitos. Outras pessoas e até membros de outras igrejas podem participar, desde que compreendam que a comissão está vinculada à fé católica e que o princípio central é a defesa da vida”, concluiu.
A Comissão Paroquial de Defesa da Vida segue aberta à comunidade e reforça o convite para que a população conheça, apoie e participe das ações em prol da vida.



