ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

Primeira massa de ar frio de 2026 deve derrubar temperaturas no Paraná



A primeira massa de ar frio de 2026 deve atingir o Paraná a partir do próximo domingo (4), colocando fim à sequência de calor intenso registrada nos últimos dias. Segundo o Simepar, a mudança no tempo será rápida, com queda de até 8°C em apenas 24 horas em algumas regiões.

Em Curitiba, a virada no tempo será mais perceptível. A máxima prevista de 29°C no sábado (3) deve cair para 21°C no domingo (4). O resfriamento continua no início da próxima semana:

  • Segunda-feira (5): máxima próxima de 19°C

  • Terça-feira (6): mínima pode chegar a 13°C, um cenário considerado atípico para o verão

Alerta de instabilidade antes da frente fria

Antes da chegada do ar frio, o estado ainda enfrenta calor e instabilidade. Para sexta-feira (2), a previsão indica pancadas de chuva isoladas, com maior risco de tempestades nas regiões Norte e Leste do Paraná.

O Simepar alerta para:

  • Chuvas intensas em curto período

  • Alta incidência de raios

  • Rajadas fortes de vento

As temperaturas máximas devem ficar próximas dos 30°C em todas as regiões. No Sul do estado, uma massa de ar mais seco deve atuar a partir da tarde, reduzindo a instabilidade.

No sábado (3), o calor permanece, com máximas acima dos 30°C. A instabilidade diminui no interior, mas chuvas rápidas ainda podem ocorrer durante a tarde. Já no Litoral e na Serra do Mar, a atuação de um sistema frontal no oceano mantém condições favoráveis para chuva.

O que esperar do restante do verão

Tradicionalmente a estação mais chuvosa no Paraná, o verão de 2026 deve manter altos volumes de chuva em janeiro, com precipitações se tornando mais irregulares entre fevereiro e março.

De acordo com a meteorologista Júlia Munhoz, o período é marcado pela atuação frequente de sistemas convectivos, como linhas de instabilidade e aglomerados de nuvens.
“Essas instabilidades costumam ser potencializadas por uma atmosfera mais aquecida e com elevados índices de umidade”, explica.

Texto e foto: reprodução/TNOnline, com edição Canal HP

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO PEDRO DO IVAÍ

SÃO JOÃO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA