São João do Ivaí deu um passo histórico na política de atenção à pessoa idosa com o início da construção do primeiro lar dos idosos do Vale do Ivaí. A obra é viabilizada com investimento aproximado de R$ 2 milhões do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, e está sendo executada em um terreno de mais de seis mil metros quadrados, no Jardim Santa Terezinha.
O projeto começou a ser estruturado ainda no início da atual gestão, a partir da identificação do aumento da demanda por acolhimento de idosos, especialmente aqueles com grau 3 de dependência, com mobilidade reduzida e necessidade de cuidados contínuos. Após a aprovação no edital estadual, o município adequou o projeto em cerca de 90 dias, realizou a licitação e iniciou a obra neste mês.
O prefeito Fábio Hidek Miura destacou que o novo equipamento público segue a mesma lógica de planejamento adotada em outras áreas prioritárias da administração. “Assim como fizemos no primeiro mandato com a ampliação de vagas em creches, agora olhamos para uma realidade que cresce a cada ano: o envelhecimento da população. Quando assumimos, percebemos a demanda por um espaço adequado para idosos com maior grau de dependência. Pleiteamos esse projeto junto ao Governo do Estado e, graças à parceria com a secretária Leandre, fomos contemplados logo no primeiro edital. Hoje vemos esse sonho sair do papel”, afirmou o prefeito.
A secretária estadual e deputada federal Leandre Dal Ponte ressaltou que o investimento faz parte de uma estratégia mais ampla de preparação dos municípios para o futuro demográfico do Paraná. “Hoje, no Brasil, o número de pessoas com 65 anos ou mais já supera o de nascimentos. Por isso, o Governo do Paraná criou programas que pensam o futuro. O Lar do Idoso de São João do Ivaí integra o programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, que desenvolve políticas públicas para cuidar das pessoas, fortalecer as famílias e preparar as cidades para acolher a população à medida que ela envelhece, com respeito, dignidade e qualidade de vida”, explicou.
Segundo Leandre, embora o envelhecimento em casa seja o cenário ideal, muitos idosos não contam com apoio familiar ou vivem situações de negligência e vulnerabilidade. “Esse projeto nasce para atender pessoas com baixa capacidade funcional, motora ou cognitiva, garantindo um ambiente acolhedor, seguro e humanizado”, completou.
O vereador Maicon Rossi enfatizou o impacto social da obra para o presente e o futuro do município. “Cuidar dos idosos é honrar o passado, proteger o presente e construir um futuro mais humano. Esse lar representa compromisso, diálogo e responsabilidade com quem tanto já contribuiu para o desenvolvimento da nossa cidade”, declarou.
A estrutura do novo lar contará com 710 metros quadrados de área construída, em um prédio de 28 metros por 62, com quatro dormitórios femininos, quatro masculinos, lavanderia, sala de oração, dois quartos de isolamento, sala de exames, fisioterapia, rouparia, refeitório, cozinha e setor administrativo. Além da estrutura física moderna, o espaço terá equipe multidisciplinar completa para o atendimento aos moradores.
Para quem já vive a terceira idade, a iniciativa traz mais tranquilidade. O aposentado João Moraes avalia a obra como um avanço necessário.“A população está envelhecendo e ver o poder público investindo nisso dá segurança para o futuro. A pessoa envelhecer com dignidade é algo muito importante. Esse tipo de projeto faz falta e São João do Ivaí”, afirmou.
A previsão é que o Lar dos Idosos de São João do Ivaí seja concluído em 2027.

