ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


quarta-feira, 15 de abril de 2026

Descarte irregular no antigo aterro sanitário de São João do Ivaí preocupa autoridades: “virando lixão”

O antigo aterro sanitário de São João do Ivaí, atualmente utilizado como estação de transbordo, voltou a ser motivo de preocupação para o poder público.

Atualmente, o local não recebe mais lixo para enterramento. Todo o material coletado na cidade é depositado em containers e encaminhado para Apucarana, na sede da empresa responsável pela destinação final. Apesar disso, o espaço tem sido alvo de práticas irregulares, como invasões e despejo clandestino de resíduos.

Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Zane Barradas, o problema tem se agravado principalmente aos finais de semana. Ela destaca que, mesmo com o portão fechado, pessoas estão acessando o local de forma irregular. “Infelizmente, um problema seríssimo que a gente enfrenta é pessoas que vêm aqui e jogam o lixo pro lado de fora quando o portão está fechado. A gente chega aqui na segunda-feira de manhã, tá um monte de lixo”, relatou.

Além do descarte, há também registros de pessoas entrando no espaço para “garimpar” materiais recicláveis em meio ao lixo orgânico, o que representa risco direto à saúde. “Há pessoas da comunidade vindo até aqui garimpar no meio desse material bem sujo, poluído, contaminado de lixo orgânico. Isso é um problema seríssimo, é um problema de saúde pra própria pessoa”, alertou Zane.

Outro ponto destacado pela secretária é o impacto ambiental causado pelo lixo descartado de forma irregular, que acaba sendo espalhado pelo vento e atingindo áreas rurais próximas. Equipes da prefeitura já chegaram a recolher diversos sacos de resíduos jogados na beira da mata ao lado do local. “Tem viajantes que param embaixo de árvores para almoçar e acabam jogando as marmitas e outros lixos. As pessoas precisam aprender a se responsabilizar por aquilo que produzem”. 

A secretária ainda chamou atenção para possíveis prejuízos financeiros ao município, já que o descarte irregular pode resultar em multas aplicadas por órgãos ambientais. “Esse recurso que a prefeitura às vezes tem que ficar pagando multa poderia ser investido em outras coisas”, destacou.

Por fim, a administração municipal informou que medidas estão sendo tomadas para coibir as irregularidades, incluindo a instalação de câmeras de monitoramento no local. O acesso ao espaço é restrito e somente servidores autorizados podem entrar.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

GOVERNO DO PARANÁ

GOVERNO PARANÁ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

SÃO JOÃO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA

FAXINAL

FAXINAL