ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


segunda-feira, 4 de maio de 2026

Ponte de Guaratuba aposenta ferry boat após mais de 60 anos de travessias


A liberação definitiva do tráfego de veículos pela Ponte de Guaratuba, na manhã deste domingo (3), marcou também o encerramento das operações do tradicional ferry boat que realizava a travessia da Baía de Guaratuba há mais de seis décadas.

O serviço começou a funcionar na década de 1960 como alternativa para conectar as margens da baía, em um período em que o acesso a Guaratuba era limitado e dependia de rotas por Santa Catarina ou pequenas embarcações.

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, o contrato de concessão com a empresa responsável pela travessia seguirá ativo pelos próximos 90 dias. Após esse período, as áreas utilizadas para embarque e desembarque serão fechadas para finalização das obras complementares da ponte.

O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti, afirmou que o encerramento simboliza uma nova fase para o litoral paranaense.

O primeiro ferry boat da região foi implantado em 1960, durante o governo de Moisés Lupion. A embarcação era feita de madeira, transportava cerca de 12 veículos e aproximadamente 100 passageiros.

Com investimento superior a R$ 400 milhões, a Ponte de Guaratuba possui 1.240 metros de extensão e passa a substituir definitivamente a travessia marítima.

O governo estadual também informou que as estruturas utilizadas pelo ferry boat devem dar lugar futuramente a um complexo náutico voltado ao turismo e lazer no litoral.

Fonte: AENPR
Edição: Canal HP


CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

SÃO PEDRO DO IVAÍ

SÃO JOÃO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA

FAXINAL

FAXINAL