ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


quinta-feira, 18 de junho de 2026

quarta-feira, 17 de junho de 2026

Gana vence o Panamá nos acréscimos e estreia com triunfo na Copa do Mundo

Gana sofreu mais do que o esperado, mas conseguiu estrear com vitória na Copa do Mundo de 2026. Nesta quarta-feira (17), a seleção africana derrotou o Panamá por 1 a 0, em partida válida pela primeira rodada do Grupo L.



Apesar do favoritismo ganês, foi o Panamá quem criou as melhores oportunidades durante boa parte do jogo. A seleção centro-americana pressionou principalmente no primeiro tempo e exigiu boas defesas do goleiro Ati Zigi. Waterman, Blackman, Cristian Martínez e Puma Rodríguez levaram perigo ao gol africano.

Gana encontrou dificuldades para impor seu jogo e só conseguiu crescer na reta final da partida. Aos 44 minutos do segundo tempo, Thomas-Asante cruzou para Caleb Yirenkyi, que apareceu livre dentro da área para marcar o gol da vitória.

Nos acréscimos, o Panamá ainda tentou buscar o empate. O goleiro Mosquera foi para a área em uma cobrança de bola parada e participou da última jogada ofensiva, mas a defesa ganesa conseguiu afastar o perigo e garantir os três pontos.



Com o resultado, Gana soma os primeiros pontos no Grupo L e mantém vivas as pretensões de avançar ao mata-mata. Já o Panamá inicia a competição sem pontuar.

Na próxima rodada, os ganeses terão pela frente a Inglaterra, na terça-feira (23), às 17h (de Brasília). No mesmo dia, o Panamá enfrentará a Croácia, às 20h, em busca da recuperação.

Texto e foto: reprodução/CNN Brasil, com edição NH Notícias
Edição: Canal HP


Batida entre trem e caminhão em Jandaia do Sul deixa maquinista ferido

Uma colisão envolvendo um caminhão bitrem e uma composição férrea da empresa Rumo Logística deixou um maquinista com ferimentos leves na noite desta quarta-feira (17), em Jandaia do Sul. O acidente ocorreu no trevo próximo ao restaurante Panela de Pedra, na saída para Mandaguari.



De acordo com as informações, uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para atender a ocorrência. O maquinista sofreu uma contusão em um dos membros inferiores durante o impacto e recebeu atendimento. Já o motorista do caminhão não se feriu e dispensou encaminhamento médico.

A carreta, uma Scania R 540 carregada com farelo de soja, seguia em direção à saída para Mandaguari quando teve o engate atingido pela composição ferroviária ao atravessar a linha férrea.



As circunstâncias do acidente serão apuradas pelas autoridades competentes.

O local, situado no acesso ao Contorno Norte de Jandaia do Sul, é conhecido pelo registro frequente de acidentes envolvendo trens e veículos, o que volta a acender o alerta para os riscos na passagem de nível.

Fonte: Jornal Repórter do Vale
Edição: Canal HP


Morre segunda vítima de grave acidente em Arapuã





Morreu nesta quarta-feira (17) a segunda vítima do grave acidente registrado na manhã do dia 7 de junho, na rodovia PR-850, nas proximidades da ponte sobre o Rio da Bulha, em Arapuã. A informação foi confirmada por meio de uma nota de pesar divulgada pela Câmara Municipal de Arapuã.


Raquel Alves de Sousa, que estava internada em estado gravíssimo desde o acidente, não resistiu aos ferimentos. Ela era uma das ocupantes do Fiat Palio com placas de Ivaiporã envolvido no sinistro.


Na data do acidente, uma das passageiras do veículo, Aparecida Quintino, de 65 anos, morreu ainda no local. A condutora do automóvel, Marlene, de 49 anos, também ficou ferida e foi socorrida pelas equipes de resgate, sendo encaminhada ao Hospital Bom Jesus, em Ivaiporã.


Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu por volta das 6h05. Como não havia testemunhas ou declarantes no local, as circunstâncias que levaram ao ocorrido seguem sendo apuradas.



COLUNA SOCIAL - Aniversário de Heitor PominMarcos Marques de São João do Ivaí



Esta data é muito especial para a família de Heitor Pomin Marcos Marques, de São João do Ivaí, que comemora mais um aniversário cercado de amor, carinho e muitas felicidades.


Quem envia uma homenagem cheia de afeto são os papais Juliene e Guilherme, além dos avós Marilea e Édson Marcos, que desejam ao aniversariante muita saúde, alegria, proteção e inúmeras conquistas em sua caminhada.

Que Deus abençoe grandemente a vida do Heitor, iluminando seus passos e proporcionando momentos inesquecíveis ao lado de familiares e amigos.

Parabéns, Heitor! Feliz aniversário e muitas felicidades! 


Inglaterra vence a Croácia por 4 a 2 e estreia com vitória na Copa do Mundo

A Inglaterra começou com o pé direito sua caminhada na Copa do Mundo de 2026. Nesta quarta-feira (17), a seleção comandada por Thomas Tuchel venceu a Croácia por 4 a 2, em partida válida pela primeira rodada do Grupo L, disputada no AT&T Stadium, em Dallas, nos Estados Unidos.

Com o resultado, os ingleses somam os primeiros três pontos e assumem a liderança da chave, enquanto os croatas iniciam a competição sem pontuar e pressionados para os próximos compromissos.

O jogo começou movimentado. Aos 11 minutos, Harry Kane abriu o placar em cobrança de pênalti. A Croácia reagiu e empatou aos 35 minutos, com Martin Baturina. Antes do intervalo, Kane voltou a marcar de cabeça após cobrança de escanteio, mas Petar Musa deixou tudo igual novamente nos acréscimos da primeira etapa.

Na volta do intervalo, Jude Bellingham colocou a Inglaterra em vantagem logo no primeiro minuto do segundo tempo, após bela jogada individual. A partir daí, os ingleses dominaram a partida e criaram diversas oportunidades, parando em boas defesas do goleiro Dominik Livakovic.

Aos 39 minutos, Marcus Rashford aproveitou espaço na defesa croata e fechou o placar em 4 a 2, garantindo a estreia vitoriosa dos ingleses.

Com amplo domínio nas estatísticas, a Inglaterra terminou a partida com 12 finalizações certas e superioridade na posse de bola, confirmando o favoritismo no Grupo L.

Já a equipe comandada por Zlatko Dalic precisará se recuperar nas próximas rodadas para seguir com chances de classificação às oitavas de final.

Texto e foto: reprodução/TN Online
Edição: Canal HP


Morte de advogado causa comoção na região


O advogado Ubirajara Tonelli, conhecido carinhosamente como Bira, faleceu na tarde desta quarta-feira (17), em Curitiba, onde estava internado para tratamento de câncer. Ele tinha 58 anos.

Muito conhecido e querido em Manoel Ribas, Bira atuava na advocacia, era torcedor apaixonado do Flamengo e também participava ativamente do grupo de música da Paróquia Santo Antônio, deixando sua marca na comunidade por meio da fé, da amizade e da convivência com familiares e amigos.

A notícia de sua morte causou forte comoção no município, mobilizando inúmeras manifestações de pesar nas redes sociais e entre pessoas que conviveram com ele ao longo da vida.

Ubirajara Tonelli deixa a esposa, Marines, o filho Pedro Paulo, o neto Matheus, o enteado Luiz Fernando, sete irmãos — entre eles o vereador Gilvani Tonelli — além da mãe, Luiza Crocetta Tonelli, de 84 anos.

O velório será realizado na Câmara Municipal de Vereadores de Manoel Ribas, onde familiares e amigos poderão prestar as últimas homenagens.

Aos familiares e amigos, os mais sinceros sentimentos neste momento de dor e despedida.

Texto: jornalista Lucas Herdt/NH Notícias
Edição: Canal HP


Menina de 2 anos desaparece em fazenda e é encontrada morta em represa

A Polícia Civil de Goiás investiga a morte da pequena Maria Fernanda Cândida da Rocha, de 2 anos, encontrada sem vida na terça-feira (17), após permanecer desaparecida por dois dias na zona rural de Doverlândia, no sudoeste do estado.

A criança foi localizada justamente no dia em que completava aniversário. O corpo foi encontrado por equipes das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros, submerso em uma represa próxima à fazenda onde morava com a família. Às margens do local também foram encontradas a fralda e as roupas da menina.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML), onde passará por exames periciais que deverão apontar a causa da morte.

Segundo informações da Polícia Militar, na manhã de segunda-feira (15), os pais deixaram a criança em casa por alguns minutos enquanto foram até uma lagoa localizada a cerca de 70 metros da residência. De acordo com o tenente Silva Filho, os pais relataram que ouviram um grito da menina e retornaram imediatamente, mas ela já não estava mais no local.

Após o desaparecimento, a família registrou um boletim de ocorrência e uma grande força-tarefa foi mobilizada para as buscas. Além das forças de segurança, familiares, moradores da região e o prefeito de Doverlândia, Amílcar Júnior, participaram das operações.

As buscas contaram ainda com o apoio de helicópteros e drones, que auxiliaram na varredura da área rural. Conforme o delegado Ramon Queiroz, vestígios encontrados durante os trabalhos ajudaram a direcionar os esforços das equipes.

“Foram localizadas pegadas que indicavam a passagem da criança pela região, concentrando as buscas em uma área próxima a um rio”, informou o delegado.

A Polícia Civil segue investigando o caso e aguarda os resultados da perícia para esclarecer as circunstâncias da morte.

Texto e foto: reprodução/CNN Brasil, com edição NH Notícias
Edição: Canal HP


Zeladora encontra cheque de R$ 36 mil e devolve ao proprietário no Paraná

Um gesto de honestidade emocionou moradores de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná. A zeladora Ivanilde Cardoso encontrou um cheque no valor de R$ 36 mil enquanto trabalhava em um posto de combustíveis e fez questão de localizar o proprietário para devolver o documento.

Ao perceber a importância da quantia, Ivanilde decidiu agir imediatamente. Segundo ela, a primeira preocupação foi imaginar o transtorno e o prejuízo que o dono poderia estar enfrentando com a perda do cheque. Determinada a encontrar o responsável, buscou ajuda para divulgar a situação e deixou seus contatos disponíveis.

A iniciativa teve resultado. O proprietário conseguiu localizar a trabalhadora e foi pessoalmente até o posto agradecer pela atitude. Surpreso com a honestidade demonstrada, ele afirmou que exemplos como esse são cada vez mais raros e chegou a oferecer uma recompensa financeira.

No entanto, Ivanilde recusou o dinheiro. Para ela, devolver o cheque era apenas fazer o que considerava correto.

A atitude ganha ainda mais destaque diante da realidade da zeladora. Morando sozinha, pagando aluguel e conciliando diferentes trabalhos para garantir o sustento, ela reconheceu que o valor poderia ajudar em diversas despesas. Mesmo assim, preferiu seguir seus princípios.

Segundo Ivanilde, a honestidade sempre fez parte de sua vida e a tranquilidade de agir corretamente vale mais do que qualquer recompensa. Ela também destacou que a fé é uma das bases que orientam suas decisões.

A história repercutiu na cidade e serviu como exemplo de honestidade, empatia e respeito ao próximo.

Texto: reprodução/Grupo RBJ, com edição NH Notícias
Foto: reprodução
Edição: Canal HP


Polícia Civil recupera veículo furtado em Ivaiporã



A Polícia Civil do Paraná, por meio da 54ª Delegacia Regional de Polícia de Ivaiporã, recuperou um veículo que havia sido furtado na terça-feira (16), nas imediações da Rodoviária de Ivaiporã.


Durante diligências investigativas, a equipe do Setor de Investigação recebeu informações sobre um automóvel abandonado na Estrada da Limeira, Distrito de Santa Bárbara, zona rural do município. Os policiais deslocaram-se até o local e constataram que se tratava do veículo objeto do furto registrado no dia anterior.


Após a confirmação, foi acionado o serviço de guincho para remoção do automóvel, que foi encaminhado ao pátio da Delegacia de Polícia para os procedimentos legais e posterior restituição ao proprietário.


As investigações permitiram a identificação do suspeito da prática do furto. Contudo, ele não foi localizado no momento em que o veículo foi encontrado. As diligências prosseguem para sua localização, bem como para o completo esclarecimento dos fatos e eventual responsabilização criminal.


A Polícia Civil reforça seu compromisso com a elucidação dos crimes patrimoniais e a recuperação de bens subtraídos, atuando de forma contínua na proteção da população de Ivaiporã e região.

Arraiá da Fatec Ivaiporã é definido por acadêmicos como perfeito, memorável e sensacional








Perfeito. Memorável. Sensacional. Foram alguns dos adjetivos mais citados por acadêmicos dos mais variados cursos durante o Arraiá da Fatec Ivaiporã, que se transformou em confraternização entre acadêmicos, professores, coordenadores, colaboradores e a população.

O que começou em 2015 como uma confraternização interna entre turmas ganhou proporções muito maiores. Na terça-feira, dia 16 de junho, o Arraiá da Fatec Ivaiporã reuniu os 17 cursos, que organizaram a decoração, barracas típicas e gastronomia.

A programação contou com a apresentação da dupla Rodrigo & Romário, que subiu ao palco com uma estrutura digna das grandes festas agropecuárias. Com repertório variado e sucessos conhecidos do público acadêmico, os músicos embalaram o Arraiá da Fatec Ivaiporã – mantendo a animação até o encerramento.

 

Calendário acadêmico

Entre um compromisso e outro da organização, o diretor acadêmico Roni Ferreira circulou pelas barracas e conversou com os participantes. Enquanto saboreava uma quirera preparada pelos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Engenharia Civil, Roni Ferreira afirmou que o Arraiá da Fatec Ivaiporã faz parte do calendário acadêmico – além de ser aguardado tanto pelos acadêmicos quanto pela população. “A Fatec não é apenas um lugar para estudar. É um ambiente de convivência, integração e de família”, afirmou.

O diretor-geral Fábio Costa comemorou o envolvimento dos acadêmicos, professores, coordenadores, colaboradores e agradeceu à população pelo vínculo. “O Arraiá da Fatec é uma tradição. Fico feliz em ver a participação dos alunos, famílias e da população. E, mesmo sem aula, centenas de pessoas vieram prestigiar. Na minha percepção demonstra o carinho e a confiança que a população tem pela Fatec Ivaiporã”, declarou.

 

Descontração

Para o prefeito Carlos Gil, festas juninas fazem parte da cultura brasileira e mobilizam crianças, jovens, adultos e idosos. “As festas juninas fazem parte das nossas raízes. São momentos de descontração e confraternização. A vida é corrida. Neste aspecto, os encontros são importantes para reunir as pessoas. É muito positivo ver a Fatec Ivaiporã promover o Arraiá que cresce a cada ano”, avaliou.

O empresário Nicolas Gil também compareceu ao Arraiá e afirmou que a Fatec passa por um processo de crescimento. “O Arraiá demonstrou a dedicação da direção, professores, colaboradores e acadêmicos. Não é só momento de confraternizar e sim de comprometimento. Por isso, a festa estava linda”, observou.

A organização envolveu professores e coordenadores dos cursos de Medicina, Agronegócio, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Fisioterapia, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Logística, Pedagogia, Psicologia, Recursos Humanos e Medicina Veterinária – sob a supervisão dos diretores Roni Ferreira e Laisa Ferreira.

À Polícia Militar os diretores Roni Ferreira, Laisa Ferreira e Fábio Costa dirigiram um agradecimento especial por garantir tranquilidade e a ordem pública, e aos apoiadores Sicredi, Tio Sam e Empório 43.

Lúcia Lima – jornalista

Portugal empata com RD Congo na estreia da Copa do Mundo de 2026

As seleções de Portugal e República Democrática do Congo empataram em 1 a 1 nesta quarta-feira (17), em Houston, nos Estados Unidos, pela primeira rodada do Grupo K da Copa do Mundo de 2026.



A equipe portuguesa começou melhor e abriu o placar logo aos seis minutos de jogo. O meio-campista João Neves recebeu assistência de Pedro Neto e balançou as redes para colocar Portugal em vantagem.

Os portugueses mantiveram o controle da partida durante boa parte do primeiro tempo, mas a seleção africana reagiu nos acréscimos. Aos 50 minutos, após uma falha defensiva de Portugal, o atacante Yoane Wissa aproveitou a oportunidade para marcar o gol de empate.

Além de garantir um ponto para sua seleção, Wissa entrou para a história ao marcar o primeiro gol da República Democrática do Congo em Copas do Mundo. A única participação anterior do país no torneio havia ocorrido em 1974, quando ainda competia como Zaire e foi eliminada sem marcar nenhum gol.



Com o resultado, o Grupo K segue completamente aberto. A chave ainda conta com Colômbia e Uzbequistão, que se enfrentam pela rodada de abertura.

Texto e foto: reprodução/TN Online
Edição: Canal HP


COLUNA SOCIAL – Aniversário da vice-prefeita Gertrudes Bernardy de Ivaiporã


Hoje, quarta-feira, dia 17 de junho, completando mais um ano de vida está a vice-prefeita de Ivaiporã, Gertrudes Bernardy. Ela recebe os parabéns de seus familiares, amigos e da comunidade ivaiporaense, que lhe desejam muita saúde, paz, felicidade e sucesso em sua caminhada pessoal e pública. Que este novo ciclo seja repleto de realizações, bênçãos e momentos especiais ao lado das pessoas que ama. Parabéns, Gertrudes!

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SANEPAR | GOVERNDO DO PARANÁ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

SÃO JOÃO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA

FAXINAL

FAXINAL