A dengue volta a ser uma preocupação em São João do Ivaí, e o município está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Segundo a vice-prefeita e secretária de Saúde, Olívia Fróes, e a enfermeira chefe do setor de vacinação, Romi Néspolo, o município registra atualmente quatro casos confirmados de dengue e cerca de 40 casos suspeitos. Embora os números ainda sejam baixos, a situação é preocupante devido à previsão do Ministério da Saúde de que este ano será mais desafiador em relação à dengue.
Uma das ações de destaque é a vacinação contra a dengue. São João do Ivaí está em segundo lugar na 22ª Regional de Saúde no índice de imunização de crianças e adolescentes, com 64% do público de 10 a 14 anos já vacinado com pelo menos uma dose. A vacina oferece proteção parcial contra os quatro tipos do vírus, mas ainda exige medidas preventivas, como o uso de repelentes e o cuidado com criadouros de mosquitos.
Com o objetivo de eliminar focos do mosquito transmissor, um arrastão de limpeza está programado para esta quinta-feira (25) e sexta-feira (26), caso o tempo permita. A ação começará pelas áreas com casos confirmados e incluirá a coleta de entulhos e fiscalização de quintais por agentes de endemias. “A limpeza dos quintais é responsabilidade da população. Estamos intensificando o trabalho, mas ele deve ser contínuo”, enfatizou Olívia Fróes.
Atualmente, São João do Ivaí e Jardim Alegre lideram os casos na regional, com quatro e cinco registros confirmados, respectivamente. No entanto, o surgimento do vírus tipo 3, além dos já conhecidos tipos 1 e 2, eleva o risco de uma epidemia ainda mais severa.
A mobilização da Prefeitura, em parceria com a 22ª Regional de Saúde, busca minimizar os impactos deste cenário alarmante. “Estamos agindo com determinação para que o pior não aconteça, mas precisamos da colaboração de todos. Juntos, podemos superar esse desafio”, concluiu a vice-prefeita.