43 pessoas foram presas e sete morreram em uma operação deflagrada pelas polícias Civil, Militar e Penal na manhã desta quinta-feira (16), no Paraná. A ação, que mirou um "cartel" suspeito de tráfico de drogas e roubos, também cumpriu 72 mandados de busca e apreensão e aprendeu três adolescentes.
A maior parte das ordens judiciais foi cumprida em Laranjeiras do Sul, na região central do Paraná. Também havia alvos em Guarapuava, Cascavel, São José dos Pinhais, Cantagalo, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu, Laranjal, e em Estância Velha, no Rio Grande do Sul.
A Polícia Civil explica que as investigações iniciaram em fevereiro deste ano, após um homem ser assassinado em Laranjeiras do Sul pelo integrante de grupo criminoso de atuação nacional.
Foi descoberto que o crime foi motivado por disputas territoriais relacionadas ao controle de pontos de tráfico de drogas - e, com o avanço das apurações, as equipes identificaram que o grupo havia estabelecido um monopólio na comercialização de entorpecentes, determinando quem poderia ou não realizar a venda.
Informações: G1