A Sanepar informa que, devido a falta de energia e problemas elétricos causados por fortes ventos e chuvas, ocorridos nesta quinta-feira (16) e madrugada de sexta-feira (17), na região do Norte Pioneiro, a produção e a distribuição de água estão comprometidas em alguns sistemas da Companhia. Pode haver oscilação de pressão na rede e/ou falta-d’água em Novo Itacolomi, Lidianópolis (incluindo o distrito Porto Ubá), Jardim Alegre, Lunardelli, Godoy Moreira e Nova Amoreira (distrito de Marilândia do Sul). Equipes da Sanepar e da companhia de energia elétrica trabalham para resolver a situação. A previsão é de normalização no abastecimento até o início da manhã de sábado (18), de forma gradativa.
ENERGIA ELÉTRICA É FUNDAMENTAL – O sistema de abastecimento de água depende da eletricidade para funcionar, pois todo o caminho percorrido pela água envolve em seus processos motores, bombas, válvulas e sistemas de automação – e tudo utiliza energia elétrica. Portanto, quando falta energia, também pode faltar água. E a normalização total do abastecimento de água é mais demorada do que o retorno da luz: a velocidade da luz não se aplica à da água. No período de um segundo, enquanto a luz percorre 300 mil quilômetros, dentro da tubulação a água avança um metro. A orientação é evitar desperdícios. A Sanepar conta com a participação de todos!
USO RACIONAL E CAIXA-D’ÁGUA – A Sanepar reforça que, em situações como esta, é imprescindível que a população colabore com uso racional e econômico da água. A água tratada deve ser priorizada para higiene pessoal e alimentação. Atividades que não sejam urgentes, como lavagem de carros e calçadas, de roupas pesadas, devem ser adiadas. Quem possui caixa-d’água em casa pode não sentir o desabastecimento. De acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade de, pelo menos 500 litros, o suficiente para atender as necessidades de até quatro pessoas no imóvel por, no mínimo, 24 horas.
O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas, pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (41) 99544-0115. Sempre tenha em mão sua conta de água ou número de matrícula.
Para esta e outras informações utilize o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse o site da Sanepar: www.sanepar.com.br