A atuação de uma área de instabilidade associada a uma frente fria que avança pelo Sul do país mantém o Paraná em atenção para a ocorrência de chuva em diversos municípios. Mesmo sem ingressar diretamente sobre o território paranaense, o sistema intensifica o transporte de umidade, favorecendo a formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva ao longo dos próximos dias.
A sexta-feira começa com aumento da nebulosidade e registros de chuva desde o período da manhã em várias regiões do estado. No decorrer do dia, especialmente entre a tarde e a noite, a instabilidade tende a se intensificar, com possibilidade de chuvas mais fortes, descargas elétricas e rajadas de vento pontuais.
Na capital, Curitiba, a previsão indica sol entre muitas nuvens nas primeiras horas do dia. A partir da tarde, há expectativa de pancadas de chuva mais intensas, acompanhadas de raios e ventos moderados a fortes. As temperaturas seguem elevadas, com sensação de tempo abafado.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para tempestades em grande parte do estado. O aviso aponta risco de ventos entre 40 e 60 km/h, além de possibilidade de queda de granizo em pontos isolados. Também não estão descartados transtornos como interrupções no fornecimento de energia elétrica, danos em lavouras, queda de galhos de árvores e alagamentos.
As áreas sob alerta incluem as regiões Norte Pioneiro, Centro Ocidental, Noroeste, Norte Central, Oeste, Sudeste, Centro Oriental, Centro-Sul e Sudoeste do Paraná. A recomendação é que a população acompanhe as atualizações da previsão do tempo e adote cuidados redobrados durante os períodos de instabilidade.
Informações da RIC Mais com edição do Canal HP




