O tempo no Paraná deve mudar nos próximos dias por conta da formação de um ciclone extratropical na região Sul do país. Segundo o Simepar, o fenômeno deve se consolidar entre sábado (10) e domingo (11), mas os efeitos do sistema de baixa pressão associado já começam a provocar instabilidades a partir desta quarta-feira (7).
O Inmet emitiu alertas de perigo potencial para tempestades, com previsão de chuvas intensas, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo em diversas regiões do estado. Os avisos indicam ventos de até 60 km/h e volumes de chuva que podem chegar a 50 mm em curto período.
Com a evolução do sistema ao longo do fim de semana, modelos meteorológicos apontam que rajadas mais intensas podem ocorrer de forma localizada, especialmente na região Sul do país, exigindo atenção redobrada.
Este será o primeiro ciclone extratropical de 2026 e também deve influenciar o tempo no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Evolução do tempo no Paraná
Alertas em vigor
Os avisos do Inmet abrangem principalmente a metade sul do Paraná e municípios próximos à divisa com o Mato Grosso do Sul, com validade entre quarta-feira (7) e quinta-feira (8).
As autoridades orientam a população a acompanhar as atualizações meteorológicas e evitar áreas de risco durante episódios de tempestade.
Texto e foto: reprodução/TNOnline, com edição Canal HP



