ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Lunaprol recebe máquina industrial de descascar mandioca e fortalece agricultura familiar em Lunardelli







A Lunaprol – Associação dos Produtores Rurais de Lunardelli – realizou na noite de quinta-feira (29) a entrega oficial da máquina industrial de descascar mandioca, um importante equipamento que vai fortalecer a produção e agregar valor ao trabalho dos agricultores do município.



O investimento foi resultado da união de esforços entre a Cresol, a Prefeitura de Lunardelli e a própria Lunaprol, com apoio da Câmara de Vereadores, totalizando cerca de R$ 90 mil. O projeto começou a ser construído ainda em 2024 e ganhou força em 2025, com novas etapas de financiamento e aquisição dos equipamentos complementares, como compressor de ar e máquina de embalagem a vácuo.


O presidente da Lunaprol, Reginaldo Pereira Souza, destacou que a chegada da máquina representa um divisor de águas para a associação e para os produtores. “Essa máquina veio na hora certa. É muita riqueza e um apoio muito grande para os produtores. Ela vai nos ajudar a dar uma nova levantada na associação e fortalecer ainda mais a agricultura familiar”, afirmou.


Segundo ele, os produtores participaram de uma visita técnica em Holambra (SP), onde puderam ver o equipamento funcionando e tirar dúvidas. “Foi muito gratificante levar os produtores para conhecer a máquina em funcionamento. Isso encheu os olhos de todos e nos deu segurança para fazer a aquisição, mesmo sendo um investimento alto”, destacou o secretário municipal de Agricultura, Lucimar Souza da Silva.



“Foi uma união de esforços. A Lunaprol assumiu parcelas com recursos próprios, nós elaboramos o plano de trabalho junto à Prefeitura e apresentamos aos vereadores. Assim conseguimos complementar o valor necessário para a compra da máquina”, explicou o secretário.



Representando a Cresol, o gerente de Negócios Agro, Orlando Kurudz Junior, explicou que a cooperativa já vinha apoiando a Lunaprol em 2024 e renovou o investimento em 2025. “Cada projeto social tem um limite de 20 mil reais por ano, mas a associação pode apresentar mais de um projeto. Em 2024, a Lunaprol já foi contemplada e, em 2025, voltou a ser atendida, conseguindo colocar a máquina em funcionamento com novos equipamentos, como o compressor e a embaladora a vácuo”, destacou.



O prefeito de Lunardelli, Wanderlei Sardi, enfatizou que o investimento na máquina faz parte de um conjunto maior de ações voltadas ao desenvolvimento rural, incluindo obras de infraestrutura. “Trazer uma máquina para beneficiamento da mandioca não é só isso. Nós também estamos investindo em estradas rurais, que impactam diretamente a vida dos produtores. Temos vários projetos em andamento e outros em busca de recursos junto ao Governo do Estado e deputados”, afirmou.


O prefeito destacou que Lunardelli já possui cinco projetos de pavimentação de estradas protocolados. “Nossa intenção é levar melhorias, facilidade e valorização para o produtor rural. Isso vai impactar diretamente a propriedade deles e a economia do município”, completou.


A nova máquina tem capacidade de processar cerca de 250 quilos de mandioca por hora, trazendo mais agilidade, qualidade e segurança ao processamento, além de permitir a industrialização do produto, um dos principais da agricultura local.


Após a entrega oficial do equipamento, os participantes do evento participaram de um momento de confraternização e degustaram diversos pratos preparados à base de mandioca, como coxinha, mandioca cozida e frita, bolo e caldo, demonstrando na prática a versatilidade do produto e o potencial da agroindústria local.




CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO PEDRO DO IVAÍ

SÃO JOÃO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA