ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


quarta-feira, 25 de fevereiro de 2026

Aula magna do Direito da Fatec Ivaiporã debate Neurociência, Inteligência Artificial e os Limites da Decisão Judicial

O curso de Direito da Fatec Ivaiporã realizou a aula magna que marcou a abertura do semestre letivo de 2026. O encontro reuniu acadêmicos, professores e convidados, na terça-feira, 24 de fevereiro, para discutir um tema atual e desafiador: “Neurociência e Inteligência Artificial (IA): caminhos para o aperfeiçoamento da decisão judicial”.

Convidado para a palestra, o advogado Fernando Vince, que veio de Londrina, conduziu a reflexão a partir de uma provocação. Até que ponto as decisões judiciais são realmente racionais?

De acordo com Fernando Vince a Neurociência e a Psicologia Cognitiva revelam que as decisões judiciais – como qualquer escolha humana – não são puramente racionais ou baseadas estritamente na lei. “São influenciadas por vieses cognitivos inconscientes que afastam a racionalidade das decisões, podendo ocasionar decisões injustas”, afirmou Fernando Vince.

 

Vieses cognitivos

O palestrante esclareceu que diversos vieses podem influenciar a magistratura. O viés da confirmação, que é a tendência de buscar informações que confirmem crenças prévias. O efeito de ancoragem – influência de um valor inicial, como um pedido de indenização ou uma pena sugerida no julgamento. E a heurística da disponibilidade, que é julgar com base na facilidade com que exemplos vêm à mente, muitas vezes influenciados pela mídia.

Segundo Fernando Vince, eliminar totalmente essas interferências não é tarefa simples. “O controle total é difícil por serem processos inconscientes. Mas a conscientização e o uso de ferramentas tecnológicas podem mitigar os efeitos”, ponderou.

Nesse contexto, a Inteligência Artificial surge como ferramenta de apoio ao julgador. O advogado entende que a IA deve atuar como suporte tecnológico e não como substituta. “A IA pode qualificar a decisão ao organizar grandes volumes de dados e identificar padrões decisórios, como ocorre em sistemas como o Codex – além de fornecer diretrizes e checklists para garantir maior objetividade e consistência. Também pode alertar o juiz sobre possíveis desvios causados pela fadiga ou inconsistências com os próprios precedentes”, explicou Fernando Vince.

 

Viés algorítmico

No entanto, o uso de algoritmos no Judiciário exige cautela. O advogado explicou que os principais riscos incluem opacidade (Blackbox), que é a falta de transparência sobre como o algoritmo chegou a um resultado. Viés algorítmico, que é a reprodução ou amplificação de preconceitos humanos contidos nos dados de treinamento.  E a violação de direitos fundamentais, com riscos à igualdade, devido processo legal e ao direito à explicação das decisões.

Para o palestrante, o cenário reforça a necessidade de transformação na formação jurídica. “Defendo a interdisciplinaridade do Direito com outras áreas do conhecimento como Neurociência, Psicologia, Economia e Novas Tecnologias. É um excelente caminho e deve começar nas faculdades”, defendeu Fernando Vince explicando que a principal reflexão é fazer com que os alunos compreendam que o Direito não é uma ciência isolada. “A utilização de outras áreas do conhecimento aliada à tecnologia, se usada de forma ética e supervisionada, é um instrumento essencial para concretizar os ideais de justiça e eficiência”, acrescentou.

 

IA e tecnologias

A coordenadora do curso de Direito, Pollyana Ferreti, explicou que a escolha do tema para a aula magna foi intencional. “Não tem como fugir da Inteligência Artificial e das tecnologias. Na verdade, temos que saber como usá-la melhor. Por isso, é essencial proporcionar temas atuais para começar o semestre letivo”, defendeu.

Para a coordenadora, o profissional que a Fatec busca formar precisa estar um passo à frente. “São pessoas que sabem como vão agir, que têm uma noção muito boa de como é o sistema e o ordenamento jurídicos, e como pode usar as tecnologias a favor ou proteger os clientes”, concluiu Pollyana Ferreti.












CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO PEDRO DO IVAÍ

SÃO JOÃO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA

FAXINAL

FAXINAL