A nova rodada da pesquisa Genial/Quaest sobre as intenções de voto para a Presidência da República em 2026, divulgada nesta quarta-feira (11), mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança em todos os cenários de primeiro e segundo turnos testados.
O levantamento também indica a consolidação do senador Flávio Bolsonaro (PL) como principal nome da oposição, especialmente após a saída do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), da disputa nacional.
Já o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), citado como uma possível terceira via à polarização entre Lula e Bolsonaro, aparece com apenas 8% das intenções de voto. Com esse desempenho, ele ficaria fora do segundo turno caso a eleição fosse realizada hoje.
Primeiro turno
Nos sete cenários de primeiro turno testados, Lula oscila entre 35% e 39% das intenções de voto. Flávio Bolsonaro aparece com índices entre 29% e 33%.
O cenário mais apertado é justamente o que coloca Lula frente a Flávio Bolsonaro:
- Lula: 39%
- Flávio Bolsonaro: 35%
Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, há empate técnico no limite da margem nesse caso.
Na rodada anterior, divulgada em 14 de janeiro, Lula também liderava, mas com vantagem mais ampla. Em um mês, Flávio Bolsonaro avançou seis pontos percentuais no cenário com maior fragmentação de candidaturas.
Pesquisa espontânea
Na modalidade espontânea, quando os nomes não são apresentados aos entrevistados, Lula aparece com 19%, seguido por Flávio Bolsonaro, com 10%, e Jair Bolsonaro com 2%.
Outros nomes somam 4%, enquanto 65% dos entrevistados se declararam indecisos.
Segundo turno: Lula vence em todos os cenários
A Quaest também testou sete cenários de segundo turno, todos com Lula enfrentando um adversário. Foram avaliados os nomes de Flávio Bolsonaro e dos governadores Ratinho Júnior, Eduardo Leite, Ronaldo Caiado e Romeu Zema, além de Renan Santos (Missão) e Aldo Rebelo (DC).
Os percentuais de indecisos variam de 2% a 4%, enquanto brancos, nulos e eleitores que afirmam não votar somam entre 17% e 27%.
Confira os resultados:
Cenário 1
- Lula (PT): 43%
- Flávio Bolsonaro (PL): 38%
Cenário 2
- Lula (PT): 43%
- Ratinho Júnior (PSD): 35%
Cenário 3
- Lula (PT): 42%
- Ronaldo Caiado (PSD): 32%
Cenário 4
- Lula (PT): 43%
- Romeu Zema (Novo): 32%
Cenário 5
- Lula (PT): 42%
- Eduardo Leite (PSD): 28%
Cenário 6
- Lula (PT): 44%
- Aldo Rebelo (DC): 25%
Cenário 7
- Lula (PT): 44%
- Renan Santos (Missão): 25%
Dados técnicos
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas entre os dias 5 e 9 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00249/2026.
Informações da RIC com edição do Canal HP




