A semana começa com a passagem de uma frente fria próxima ao Paraná, que deve trazer chuva entre segunda-feira (16) e terça-feira (17). De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os demais dias terão características típicas de verão, com temperaturas elevadas e pancadas de chuva isoladas entre a tarde e a noite. A única trégua mais ampla está prevista para quinta-feira (19).
O sistema frontal já se desloca pelo Sul do Brasil. Segundo o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen, a frente fria deixa o tempo mais instável no litoral e também favorece a formação de áreas de instabilidade sobre o continente, devido ao fluxo constante de ar quente e úmido vindo da região do Paraguai e do Centro-Oeste em direção aos estados do Sul.
No Paraná, a segunda-feira (16) será marcada pela elevação rápida das temperaturas. A partir da tarde, há previsão de chuvas localizadas em várias regiões, incluindo o Norte do estado, que poderá registrar pancadas isoladas entre o fim da tarde e a noite.
A terça-feira de Carnaval (17) deve ter tempo ainda mais instável e possibilidade de temporais, com a aproximação da frente fria pelo oceano. Apesar da presença de um ciclone extratropical no Sul do Brasil, o Simepar informa que o fenômeno atua distante do litoral e terá pouca influência direta no Paraná.
Na quarta-feira de Cinzas (18), a chuva tende a se concentrar entre as regiões Sul e Leste, de forma localizada, principalmente entre a tarde e a noite. Já na quinta-feira (19), o tempo deve permanecer estável em praticamente todo o estado, com predomínio de sol e temperaturas mais elevadas.
A chuva retorna na sexta-feira (20), novamente em padrão típico de verão, com formação de núcleos isolados de instabilidade e possibilidade de trovoadas após o período de maior aquecimento.
Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição Canal HP


