
O calor começou a se intensificar desde quarta-feira (11), criando condições favoráveis para a formação de instabilidades. Conforme o Simepar, o avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil, que se aproxima do litoral paranaense, deve provocar mudanças no tempo e aumentar o risco de tempestades.
Nesta quinta-feira, os termômetros devem ultrapassar os 30°C em várias regiões do Estado. A partir da tarde, o calor aliado à umidade favorece pancadas rápidas de chuva, acompanhadas de trovoadas.
Segundo o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen, áreas de instabilidade pré-frontais se formam antes da chegada do sistema. “O ar quente e úmido favorece a formação de nuvens carregadas. Um novo sistema frontal avança pelo Sul do país e muda as condições do tempo entre quinta e sexta-feira no Paraná”, explicou.
Na sexta-feira (13), a previsão indica intensificação das chuvas em diversas regiões. No Norte do Estado, há possibilidade de alto volume de precipitação e temporais isolados.
Previsão para Apucarana
Em Apucarana, a sexta-feira deve ser marcada por chuva intensa, com 95% de probabilidade e acumulado previsto de aproximadamente 19,7 mm. As rajadas de vento podem chegar a 40 km/h e a umidade relativa do ar deve variar entre 69% e 99%.
No sábado (14), o tempo segue instável, porém com menor volume de chuva. A previsão indica 76% de chance de precipitação, com acumulado de 1,4 mm e rajadas de vento de até 17 km/h.
Já no domingo (15), o tempo deve voltar a ficar estável, sem previsão de chuva. A umidade deve variar entre 50% e 92%, com ventos que podem atingir 30 km/h.
Alerta para temporais
O Boletim de Gestão de Riscos do Simepar e da Defesa Civil aponta risco moderado de tempestades em grande parte do Paraná, com possibilidade de chuva intensa em curto período, descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo.
Esses fenômenos podem provocar alagamentos, quedas de galhos, destelhamentos e redução da visibilidade nas rodovias.
A Defesa Civil orienta a população a se cadastrar para receber alertas meteorológicos gratuitos, enviando o CEP por SMS para o número 40199.

