
Servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná aprovaram indicativo de greve que pode começar nesta sexta-feira (10), a partir das 14h, após decisão tomada em assembleia organizada pelo Sindicato dos Servidores da Defesa Agropecuária do Paraná.
O indicativo será protocolado nesta terça-feira (7) e, respeitando o prazo legal de 72 horas, a paralisação poderá atingir diretamente o funcionamento de um dos setores mais estratégicos da economia do Estado.
A mobilização também ganha força com a convocação de assembleia pelo Sindicato dos Engenheiros no Paraná, ampliando a pressão sobre o governo estadual.
Segundo o sindicato, a greve foi aprovada após o não cumprimento de compromissos assumidos pelo governo, especialmente a não tramitação de um projeto de reestruturação da carreira dos servidores.
De acordo com informações internas, o encaminhamento do projeto à Assembleia Legislativa do Paraná foi suspenso e deve ocorrer apenas após outubro de 2026, o que, na prática, adia qualquer avanço ainda neste ano.
A decisão levou à mudança de postura da categoria, que até então evitava a paralisação na expectativa de negociação.
A possível greve gera preocupação pelo impacto direto no agronegócio. A Adapar atua em áreas essenciais como fiscalização sanitária, emissão de certificados, controle de doenças e liberação de cargas para circulação e exportação.
Com a paralisação, há risco de prejuízos no funcionamento de frigoríficos, no escoamento da produção e nas exportações, além de possíveis reflexos na segurança sanitária e na credibilidade do Estado em mercados internacionais.
Com o prazo legal em andamento, o governo ainda pode apresentar nova proposta para tentar evitar a paralisação.
Fonte: Gazeta do Paraná
Edição: Canal HP

