Um caminhão sem carga precisou utilizar a área de escape da BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná, após apresentar falha nos freios na tarde de terça-feira (19).
O incidente aconteceu no quilômetro 671,7 da rodovia, na pista sentido Santa Catarina, e não deixou feridos.
Segundo a concessionária Arteris Litoral Sul, a rápida ação do motorista evitou um possível acidente grave na descida da serra.
Câmeras de monitoramento registraram o momento em que o caminhão acessa a área de escape por volta das 16h e consegue parar em segurança logo em seguida.
As áreas de escape são estruturas criadas para conter veículos desgovernados em trechos de descida acentuada. No Paraná, os dispositivos utilizam cinasita, uma argila expandida que aumenta o atrito e reduz rapidamente a velocidade dos veículos.
De acordo com a Arteris, somente a área de escape do km 671,7 já registrou nove entradas neste ano, resultando em 46 vidas salvas.
Outro dispositivo localizado em Guaratuba, no km 667,3, contabilizou 23 acessos e 34 vidas preservadas no mesmo período.
Segundo a concessionária, nos últimos 13 anos, as duas áreas de escape da BR-376 já contribuíram para salvar mais de mil pessoas no trecho.

