ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


quarta-feira, 20 de maio de 2026

Patrulheiros da Sustentabilidade reúne operadores de máquinas da região em capacitação na Fatec Ivaiporã






A Fatec Ivaiporã está sediando a 1ª turma do curso Patrulheiros da Sustentabilidade, que reúne operadores de máquinas e servidores públicos de 15 municípios da região entre os dias 20 e 26 de maio. A 2ª turma será realizada entre os dias 28 de maio e 3 de junho.

O programa prevê a capacitação de aproximadamente 3 mil operadores de maquinários da linha amarela, como motoniveladoras, tratores, pás carregadeiras, escavadeiras e rolos compactadores.


O investimento do Governo do Paraná é de R$ 7,5 milhões, com foco na melhoria das estradas rurais, redução do assoreamento de rios, conservação do solo e da água, além da qualificação técnica dos profissionais que atuam nos municípios.


O diretor acadêmico da Fatec Ivaiporã, Roni Ferreira, destacou a importância da parceria e do papel da instituição no desenvolvimento regional.


“A Fatec Ivaiporã não está voltada apenas à graduação – contribuímos com demandas importantes dos parceiros que caminham conosco. É uma satisfação receber este grupo e colaborar com um projeto que valoriza capacitação, segurança e sustentabilidade”, afirmou.


Segundo a articuladora do projeto, Adrieli Nunes, o objetivo é preparar os operadores que atuam diretamente na manutenção das estradas rurais, fortalecendo práticas sustentáveis e qualificando os profissionais para utilização dos novos equipamentos adquiridos pelos municípios.


O assessor técnico da Seab, Miro Barbosa, explicou que o projeto surgiu após os investimentos do programa Estrada Boa, responsável pela renovação de maquinários e caminhões utilizados na conservação rural.


Já a chefe do Núcleo Regional da Seab, Vitória Holzmann, ressaltou o caráter inédito da iniciativa.


“Cursos para técnicos, agrônomos e veterinários sempre existiram. Mas um treinamento voltado aos patrulheiros rurais é algo inédito. Estes profissionais precisavam de reconhecimento e qualificação”, destacou.


Entre os participantes está Cleber Alencar, de Lunardelli, ex-acadêmico do curso de Recursos Humanos da Fatec Ivaiporã.


“O curso mudou a minha forma de enxergar as pessoas e os problemas. Com o Patrulheiros da Sustentabilidade, tenho certeza que vou agregar mais conhecimento para o trabalho com máquinas pesadas no município”, relatou.

Representando o prefeito de Ivaiporã, o secretário municipal de Viação, Gustavo Sacco, deu boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância da qualificação.


“A sustentabilidade é fundamental para o desenvolvimento rural. Esperamos que aproveitem o curso e levem conhecimento para o trabalho”, afirmou.


A formação terá carga horária de 80 horas e atenderá 397 municípios e oito consórcios intermunicipais beneficiados com equipamentos. Os cursos são ministrados pela Universidade Estadual de Maringá e fazem parte de uma ação conjunta do Sistema Estadual da Agricultura, Fundação Araucária, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Fadec-UEM.


Texto e foto: divulgação
Edição: Canal HP


CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SANEPAR | GOVERNDO DO PARANÁ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

SÃO JOÃO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA

FAXINAL

FAXINAL