ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


quarta-feira, 20 de maio de 2026

Patrulheiros da Sustentabilidade reúne operadores de máquinas da região em capacitação na Fatec Ivaiporã






A Fatec Ivaiporã está sediando a 1ª turma do curso Patrulheiros da Sustentabilidade, que reúne operadores de máquinas e servidores públicos de 15 municípios da região entre os dias 20 e 26 de maio. A 2ª turma será realizada entre os dias 28 de maio e 3 de junho.

O programa prevê a capacitação de aproximadamente 3 mil operadores de maquinários da linha amarela, como motoniveladoras, tratores, pás carregadeiras, escavadeiras e rolos compactadores.


O investimento do Governo do Paraná é de R$ 7,5 milhões, com foco na melhoria das estradas rurais, redução do assoreamento de rios, conservação do solo e da água, além da qualificação técnica dos profissionais que atuam nos municípios.


O diretor acadêmico da Fatec Ivaiporã, Roni Ferreira, destacou a importância da parceria e do papel da instituição no desenvolvimento regional.


“A Fatec Ivaiporã não está voltada apenas à graduação – contribuímos com demandas importantes dos parceiros que caminham conosco. É uma satisfação receber este grupo e colaborar com um projeto que valoriza capacitação, segurança e sustentabilidade”, afirmou.


Segundo a articuladora do projeto, Adrieli Nunes, o objetivo é preparar os operadores que atuam diretamente na manutenção das estradas rurais, fortalecendo práticas sustentáveis e qualificando os profissionais para utilização dos novos equipamentos adquiridos pelos municípios.


O assessor técnico da Seab, Miro Barbosa, explicou que o projeto surgiu após os investimentos do programa Estrada Boa, responsável pela renovação de maquinários e caminhões utilizados na conservação rural.


Já a chefe do Núcleo Regional da Seab, Vitória Holzmann, ressaltou o caráter inédito da iniciativa.


“Cursos para técnicos, agrônomos e veterinários sempre existiram. Mas um treinamento voltado aos patrulheiros rurais é algo inédito. Estes profissionais precisavam de reconhecimento e qualificação”, destacou.


Entre os participantes está Cleber Alencar, de Lunardelli, ex-acadêmico do curso de Recursos Humanos da Fatec Ivaiporã.


“O curso mudou a minha forma de enxergar as pessoas e os problemas. Com o Patrulheiros da Sustentabilidade, tenho certeza que vou agregar mais conhecimento para o trabalho com máquinas pesadas no município”, relatou.

Representando o prefeito de Ivaiporã, o secretário municipal de Viação, Gustavo Sacco, deu boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância da qualificação.


“A sustentabilidade é fundamental para o desenvolvimento rural. Esperamos que aproveitem o curso e levem conhecimento para o trabalho”, afirmou.


A formação terá carga horária de 80 horas e atenderá 397 municípios e oito consórcios intermunicipais beneficiados com equipamentos. Os cursos são ministrados pela Universidade Estadual de Maringá e fazem parte de uma ação conjunta do Sistema Estadual da Agricultura, Fundação Araucária, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Fadec-UEM.


Texto e foto: divulgação
Edição: Canal HP


CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

GOVERNO DO PARANÁ

GOVERNO PARANÁ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

SÃO JOÃO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA

FAXINAL

FAXINAL