ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


quarta-feira, 13 de maio de 2026

São João do Ivaí dobra investimento obrigatório na saúde e recebe apoio de deputados; saiba quais



A saúde pública de São João do Ivaí recebeu um importante reforço financeiro em 2026. Somente neste ano, deputados estaduais e federais encaminharam mais de R$ 3,1 milhões em emendas parlamentares para custeio da saúde do município, fortalecendo o atendimento à população e auxiliando a administração municipal na ampliação dos serviços oferecidos.



Os recursos foram destinados por parlamentares de diferentes partidos e, segundo a prefeitura, têm sido fundamentais para manter a estrutura da saúde funcionando com qualidade, garantindo o pagamento de médicos, especialistas, exames, transporte sanitário e demais atendimentos.


Conforme levantamento divulgado pela administração municipal, os recursos foram encaminhados pelos seguintes deputados:


  • Diego Garcia (Republicanos) – R$ 100 mil
  • Lenir de Assis (PT) – R$ 100 mil
  • Leandre Dal Ponte (PSD) – R$ 100 mil
  • Sandro Alex (PSD) – R$ 100 mil
  • Flávio Arns (Podemos) – R$ 150 mil
  • Oriorvisto Guimarães (Podemos) – R$ 150 mil
  • Luisa Canziani (PSD) – R$ 250 mil
  • Ricardo Barros (PP) – R$ 300 mil
  • Beto Preto (PSD) – R$ 400 mil
  • Filipe Barros (PL) – R$ 500 mil
  • Felipe Francischini (União Brasil) – R$ 1 milhão

O total chega a R$ 3.150.000,00 em investimentos para o custeio da saúde municipal.


O prefeito Fábio Hidek Miura destacou que o município vem ampliando significativamente os investimentos no setor. Pela legislação brasileira, os municípios são obrigados a aplicar no mínimo 15% da arrecadação e transferências constitucionais em ações e serviços públicos de saúde. Porém, segundo ele, São João do Ivaí atualmente investe cerca de 30%, o dobro do exigido por lei.


“Esses recursos fazem muita diferença para que possamos manter a saúde funcionando com qualidade. Hoje conseguimos garantir o pagamento de médicos e especialistas, ampliar atendimentos e investir em um serviço mais avançado para a população. Também ampliamos rotas do transporte sanitário, oferecendo mais conforto e dignidade para quem precisa se deslocar para consultas e tratamentos fora do município”, afirmou o prefeito.


Fábio Hidek também ressaltou a importância da população acompanhar quais parlamentares realmente ajudam o município por meio de recursos e investimentos. “É importante que a população saiba quem recebeu votos aqui e está ajudando São João do Ivaí. Independente de partido, nós buscamos apoio com deputados que tenham compromisso com a nossa cidade. Não faço como no passado que não aceitavam recursos de quem não era da base administrativa, somente por ego. Esses recursos chegam e se transformam em atendimento, exames, consultas, transporte e mais qualidade na saúde pública, e meu compromisso é com a população”, declarou.



Hidek ainda enfatizou que os investimentos vêm contribuindo diretamente para fortalecer a rede pública de saúde, e que o deputado federal, Beto Preto, foi quem mais ajudou São João do Ivaí. “O Beto destina recursos há muito tempo, e no período que esteve secretário de Saúde do Paraná, encaminhou veículos, recursos para custeio, a Maternidade, o PAM, duas Unidades Básicas de Saúde e muitos outros benefícios”, enalteceu o prefeito. 


Ele ainda agradeceu os demais deputados. “Todos tiveram votos aqui, uns mais outros menos, mas estão retribuindo com recursos, e nossa gratidão é transmitida em nome de toda a população de São João do Ivaí. Não é a administração do Hidek e da Olivia que está ganhando com isso, é a nossa gente. Estou muito feliz”. 


CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SANEPAR | GOVERNDO DO PARANÁ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

SÃO JOÃO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA

FAXINAL

FAXINAL