ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


quinta-feira, 11 de junho de 2026

Inmet emite alerta de tempestades para todo o Paraná com previsão de ventos de até 100 km/h



O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira (10) dois alertas de tempestades para todo o Paraná. Os avisos permanecem válidos até as 23h59 e indicam risco de chuvas intensas, ventos fortes e possibilidade de transtornos em diversas regiões do Estado.

As áreas mais afetadas incluem as regiões Centro Ocidental, Noroeste, Oeste, Sudoeste, Sudeste, Centro-Sul e Norte Central do Paraná.

O alerta mais severo, classificado na cor laranja, prevê volumes de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo atingir até 100 milímetros acumulados ao longo do dia. Também são esperadas rajadas de vento entre 60 e 100 km/h.

Segundo o Inmet, há risco de queda de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica, alagamentos e ocorrência de descargas atmosféricas.

Já o alerta amarelo indica chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, acumulados de até 50 milímetros por dia e ventos variando entre 40 e 60 km/h, com menor potencial para danos, mas ainda exigindo atenção da população.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a instabilidade deve continuar entre quinta-feira (11) e sexta-feira (12), principalmente nas regiões Oeste e Norte do Estado.

Até as 15h15 desta quarta-feira, diversas estações meteorológicas já registravam acumulados significativos de chuva. Entre os maiores volumes estavam Capanema (35,6 mm), Boa Vista da Aparecida (35,4 mm), Três Barras do Paraná (34 mm), Nova Prata do Iguaçu (33,6 mm), Toledo (31,6 mm) e Foz do Iguaçu (30,6 mm).

Na região do Vale do Ivaí, também foram registrados acumulados em Apucarana (12,6 mm), Cândido de Abreu (17 mm) e Telêmaco Borba (13 mm).

As autoridades orientam que a população evite permanecer sob árvores durante tempestades, não estacione veículos próximos a estruturas metálicas e acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193 em caso de emergência.

Texto e foto: reprodução/TN Online
Edição: Canal HP

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SANEPAR | GOVERNDO DO PARANÁ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

SÃO JOÃO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA

FAXINAL

FAXINAL