ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


segunda-feira, 22 de junho de 2026

Regional de Saúde confirma liberação à população geral da vacina Influenza



A vacina contra a gripe Influenza será liberada para a população geral a partir do dia 29 de junho nos 17 municípios atendidos pela 16ª Regional de Saúde de Apucarana. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (22) pelo diretor da regional, Paulo Vital.

Segundo Paulo Vital, a medida segue decisão da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB-PR), referendada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A liberação será feita conforme a disponibilidade de doses em cada município.

Mesmo com a ampliação ao público geral, a vacinação dos grupos prioritários continuará sendo reforçada. Entre eles estão idosos acima de 60 anos, gestantes e crianças de seis meses a menores de seis anos.

De acordo com o diretor da 16ª Regional de Saúde, a estratégia leva em consideração a sazonalidade do vírus Influenza no Sul do Brasil, especialmente durante o outono e o inverno, período em que o Paraná registra maior risco para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

O secretário de Estado da Saúde, César Neves, reforçou que a vacinação segue sendo a principal forma de prevenção contra casos graves e mortes causadas pela Influenza. Segundo ele, a campanha estadual tinha como meta imunizar 4.815.445 pessoas, mas até o momento foram vacinadas 2.248.816, o que representa 46,58% dos grupos prioritários.

Conforme a Sesa, entre 2023 e 2026, o Paraná registrou 1.635 casos e 100 mortes por SRAG causada por Influenza. Do total de casos, 26,9% ocorreram em crianças menores de seis anos e 36,4% em pessoas acima de 60 anos. Entre os óbitos, 79% foram registrados na população idosa.

A Secretaria de Estado da Saúde também alerta para a chegada de uma onda de frio nos próximos dias, com queda acentuada das temperaturas em todo o Paraná. As mínimas podem ficar abaixo dos 10°C em grande parte das regiões, aumentando o risco de complicações respiratórias e cardiovasculares.

A orientação da Sesa é que a população mantenha a vacinação em dia e adote medidas preventivas durante o período de frio intenso.

Fonte: 16ª Regional de Saúde de Apucarana e Sesa

Edição: Canal HP

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SANEPAR | GOVERNDO DO PARANÁ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

SÃO JOÃO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA

FAXINAL

FAXINAL