Os consumidores atendidos pela Sanepar terão uma redução de 25% na tarifa mínima de água e esgoto pelos próximos 30 meses. A medida foi aprovada pelo Conselho Diretor da Agepar e deverá começar a ser aplicada nas faturas em até 30 dias.
A redução será possível graças à destinação de aproximadamente R$ 4 bilhões recebidos pela Sanepar após o pagamento de um precatório pela União. Desse total, cerca de R$ 1,97 bilhão será utilizado para conceder descontos diretos nas contas dos consumidores. A outra metade será investida na ampliação e melhoria dos serviços de saneamento, sem impacto nas tarifas.
O desconto será aplicado exclusivamente sobre a tarifa mínima mensal. Isso significa que os consumidores que ultrapassarem o volume mínimo de consumo continuarão pagando normalmente pelo excedente.
Como exemplo, um consumidor residencial que atualmente paga R$ 101,91 pela tarifa mínima passará a desembolsar R$ 76,44, uma economia de aproximadamente R$ 25,47 por mês.
Segundo a decisão da Agepar, a Sanepar terá até 90 dias para apresentar um plano detalhando a aplicação dos recursos destinados aos investimentos. Entre as ações previstas estão a universalização da coleta e tratamento de esgoto, ampliação do abastecimento de água, fortalecimento da segurança hídrica, redução de perdas operacionais e projetos voltados à vulnerabilidade social e à saúde.
A agência reguladora destacou que a medida é excepcional e foi adotada em razão do caráter extraordinário dos recursos recebidos. O objetivo é garantir benefícios imediatos aos consumidores, ao mesmo tempo em que fortalece a infraestrutura de saneamento em todo o Paraná.
Informações da Banda B com edição do Canal HP


