A Fatec Ivaiporã realizou, nesta quarta-feira (22), uma formação destinada aos professores recém-contratados e aos docentes responsáveis pela disciplina de Projeto Integrador.
O encontro abordou as etapas de elaboração dos trabalhos, os prazos e as normas previstas para o segundo semestre letivo.
No primeiro semestre, os resultados foram apresentados durante a Mostra de Projetos Integradores, que reuniu 245 trabalhos. Agora, a produção acadêmica será direcionada à Mostra Acadêmica Científica.
Segundo o diretor acadêmico Roni Ferreira, os temas desenvolvidos pelos estudantes estão relacionados a situações identificadas nos municípios onde vivem e trabalham.
“O professor pode apresentar os desafios da profissão, sugerir ideias e soluções. A responsabilidade dos docentes é potencializar o trabalho durante o semestre, com orientação e mentoria no desenvolvimento dos projetos”, explicou.
Alguns trabalhos podem ser desenvolvidos durante mais de um semestre. Nesses casos, os grupos retomam o tema e avançam na investigação conforme novas informações são obtidas.
A coordenadora do curso de Agronomia, Silmara Pietrobelli, citou como exemplo o projeto Folha Viva, premiado durante a Rodada de Negócios. Ela destacou que os professores devem conhecer o formato adotado por cada colegiado antes de orientar os trabalhos.
A coordenadora da disciplina de Projeto Integrador, Patrícia Carvalho, explicou que a formação apresenta a metodologia adotada pela instituição e os procedimentos que deverão ser seguidos.
“O Projeto Integrador é uma disciplina vinculada à Curricularização da Extensão, modelo regulamentado pelo MEC, que incentiva os cursos superiores a desenvolverem atividades conectadas às necessidades da população. Por isso, temos um cronograma de normas e prazos que precisa ser seguido”, afirmou.
Fonte: Assessoria da Fatec Ivaiporã
Edição: Canal HP

