ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


segunda-feira, 27 de julho de 2026

Parlamento Jovem empossa nove vereadores mirins em São Pedro do Ivaí

YASMIN DE CÁSSIA MORAES LOBO - Presidente


MAYSA DOS SANTOS SILVA - Vice-Presidente

LEONARDO BONINI LOUZADA - 1° Secretário

JOÃO MARCOS FARIA DOS SANTOS - 2° Secretário

















A Câmara Municipal de São Pedro do Ivaí recebeu, na noite de segunda-feira (27), a cerimônia de posse dos nove estudantes eleitos para o Parlamento Jovem do Colégio Cívico-Militar Vicente Machado. O evento contou com a presença de oito vereadores municipais, do prefeito Rildo Bernardes de Camargo, do vice-prefeito Elço Fabiano, de representantes da educação, familiares e integrantes da comunidade escolar.

Durante a cerimônia, os vereadores mirins receberam os certificados de diplomação, foram oficialmente empossados e realizaram o juramento, seguindo um rito semelhante ao adotado nas posses dos vereadores municipais, com o compromisso de exercer o mandato com responsabilidade, respeito às leis e dedicação à comunidade.


Foram empossados os estudantes João Guilherme Fabri de Carvalho, João Marcos Faria dos Santos, Leonardo Bonini Louzada, Lucas Tavares Magri, Maysa dos Santos Silva, Maria Heloisa Diniz Salvatierra, Mileny Rodrigues Caites, Richard Brian Ildefonso dos Santos e Yasmin de Cássia Moraes Lobo.


Por ser o estudante mais velho entre os eleitos, João Guilherme Fabri de Carvalho assumiu temporariamente a presidência dos trabalhos, conduzindo a sessão até o início da eleição da Mesa Diretora do Parlamento Jovem.


Após a posse, uma nova sessão foi aberta para a escolha do presidente, vice-presidente, primeiro-secretário e segundo-secretário. Para cada função, os nove vereadores mirins realizaram uma votação diferente.


Na disputa pela presidência, Yasmin de Cássia Moraes Lobo recebeu seis votos, enquanto Maysa dos Santos Silva obteve três. Com o resultado, Yasmin foi eleita a primeira presidente do Parlamento Jovem e assumiu a condução das demais votações.



A Mesa Diretora ficou formada por Yasmin de Cássia Moraes Lobo como presidente, Maysa dos Santos Silva como vice-presidente, Leonardo Bonini Louzada como primeiro-secretário e João Marcos Faria dos Santos como segundo-secretário.


O prefeito Rildo classificou a implantação do Parlamento Jovem como um momento histórico para o município. Segundo ele, a criação de uma Câmara Mirim era um projeto desejado desde o período em que atuava como vereador. “É um momento muito especial para a nossa cidade. A participação da juventude é muito importante, porque estamos preparando esses jovens para o futuro e também para a vida pública”, afirmou o prefeito. 


Rildo também destacou que os estudantes participaram de todas as etapas de um processo eleitoral, incluindo candidaturas, apresentação de propostas, votação em urnas eletrônicas, diplomação, posse e eleição da Mesa Diretora.


A diretora do Colégio Cívico-Militar Vicente Machado, Luciana Pedrina Bonini Bolognini, explicou que o projeto é uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral em parceria com a Secretaria de Estado da Educação.“Quando conhecemos a proposta, nos encantamos e decidimos implantar. Para nós, é uma grande satisfação ver os nossos estudantes exercendo o papel de cidadãos”, declarou.


De acordo com a diretora, os interessados apresentaram suas candidaturas, participaram de partidos fictícios e desenvolveram propostas. A eleição foi realizada no dia 2 de junho, com a utilização de urna eletrônica contendo nome, número e fotografia dos candidatos. Participaram da votação estudantes do sexto ano ao Ensino Médio. “Eles estão entendendo como a política funciona e colocando o protagonismo estudantil em prática. Estamos dando voz aos jovens e às ideias que eles têm para melhorar o colégio e o município”, completou Luciana.


Na ausência do presidente da Câmara, os trabalhos foram conduzidos pelo vice-presidente do Legislativo, vereador Alexandre Bolognini. Ele destacou que a formação do primeiro Parlamento Jovem representa uma oportunidade para o desenvolvimento dos estudantes. “Hoje é um dia muito importante para a nossa comunidade. São jovens buscando oportunidades e que, no futuro, poderão ser vereadores, prefeitos ou deputados, entre outros”, afirmou.


Alexandre também ressaltou que a Câmara Municipal acompanhará as atividades dos vereadores mirins. As propostas apresentadas pelos estudantes poderão ser encaminhadas ao Legislativo, analisadas pelas comissões e, caso sejam consideradas viáveis, transformadas em projetos para beneficiar a comunidade.


A presidente Yasmin de Cássia afirmou que pretende utilizar o mandato para apresentar projetos e ampliar a participação dos estudantes nas decisões da escola. “A nossa principal ideia é trazer mais projetos para a escola, para que a voz dos alunos seja cada vez mais escutada. Agradeço a todos que confiaram em mim, porque é um cargo que exige muita responsabilidade para representar as ideias de todos”, declarou.



O vice-prefeito Elço Fabiano ressaltou que a iniciativa representa um período de aprendizado e preparação para os jovens que demonstram interesse em ajudar o município. “É importante incentivar e preparar esses estudantes. Muitos poderão futuramente ocupar funções públicas, mas, independentemente disso, estarão aprendendo que política é a arte de servir e de defender as causas da população”, afirmou.

Com a posse e a eleição da Mesa Diretora, os nove vereadores mirins iniciam agora o mandato, período em que poderão apresentar ideias, discutir propostas e desenvolver ações voltadas à escola, aos estudantes e à comunidade de São Pedro do Ivaí.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

REFIS 2026 - Ivaiporã

SÃO PEDRO DO IVAÍ

SÃO JOÃO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA

FAXINAL

FAXINAL